CrossFit nas aulas de educação física escolar para séries finais do ensino fundamental : um relato de experiência
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O CrossFit é reconhecido como uma das modalidades de treinamento funcional de alta intensidade com crescimento mais rápido, presente em 142 países pelo mundo possuindo mais de 10.000 afiliados, sendo caracterizado pela realização de movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade. Também possui uma metodologia direcionada ao público de crianças e adolescentes, denominado CrossFit Kids. Entendendo que a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Bás ...
O CrossFit é reconhecido como uma das modalidades de treinamento funcional de alta intensidade com crescimento mais rápido, presente em 142 países pelo mundo possuindo mais de 10.000 afiliados, sendo caracterizado pela realização de movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade. Também possui uma metodologia direcionada ao público de crianças e adolescentes, denominado CrossFit Kids. Entendendo que a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas, entre outros. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar o processo de ensino e aprendizagem da modalidade CrossFit no contexto das aulas de Educação Física Escolar, realizado durante o estágio docente em Educação Física escolar no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através dos dados obtidos pelo diagnóstico da escola e da turma, observação de aulas, registros realizados em memórias de aula e da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estágio foi realizado em uma escola pública do município de Porto Alegre, em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental, no período de junho a outubro de 2022 e possibilitou aos estudantes a vivências do CrossFit, obtendo conhecimento e realizando a prática e esportes inseridos na modalidade, visando a construção de sujeitos capazes de participar deste tipo de prática em contextos de lazer e saúde, de forma autônoma. ...
Abstract
CrossFit is recognized as one of the fastest growing high-intensity functional training modalities, present in 142 countries around the world with more than 10,000 affiliates, and is characterized by the performance of constantly varied functional movements performed at high intensity. It also has a methodology aimed at children and adolescents, called CrossFit Kids. Understanding that Physical Education as a curricular component of Basic Education, must assume the responsibility of forming a c ...
CrossFit is recognized as one of the fastest growing high-intensity functional training modalities, present in 142 countries around the world with more than 10,000 affiliates, and is characterized by the performance of constantly varied functional movements performed at high intensity. It also has a methodology aimed at children and adolescents, called CrossFit Kids. Understanding that Physical Education as a curricular component of Basic Education, must assume the responsibility of forming a citizen capable of critically positioning himself in the face of the new forms of body culture of movement - the sport-spectacle of the media, gym activities, alternative practices, among others. Thus, the present work aims to report the teaching and learning process of the CrossFit modality in the context of School Physical Education classes, carried out during the teaching internship in School Physical Education in Elementary School. This is a descriptive study of the experience report type, carried out using data obtained from the diagnosis of the school and the class, observation of classes, records made in class memoirs and the evaluation of the teaching and learning process. The internship was carried out in a public school in the city of Porto Alegre, in a class of the 6th year of Elementary School, from June to October 2022 and allowed students to experience CrossFit, obtaining knowledge and performing the practice and sports included in the modality, aiming at the construction of subjects capable of participating in this type of practice in leisure and health contexts, autonomously. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Educación Física (1252)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License