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dc.contributor.advisorBeyer, Paulo Ottopt_BR
dc.contributor.authorCastro, Camila da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-10T05:59:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27746pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo experimental em um condicionador de ar au-tomotivo, onde a rotação do compressor é alterada, com a finalidade de avaliar os parâmetros de funcionamento afetados quando são utilizadas diferentes rotações. Para monitorar suas variáveis, o sistema de ar condicionado de um veículo corsa hatch 1.4 é instrumentado com sensores de temperatura, um manômetro digital e um tacômetro digital. O trabalho é iniciado pelo processo de calibração e posteriormente são obtidas as medições das variáveis. São feitas análises psicrométricas do ar e do ciclo de refrigeração. Os resultados experimentais mostram o comportamento real do ciclo de refrigeração. Obtêm-se uma queda do desempenho do ar condicionado e uma redução do coeficiente de performance com o aumento da rotação. A rotação do compressor exerce influência no desempenho de um sistema de condicionamento de ar e os resultados são bastante representativos para o fenômeno estudado.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an experimental study of an automotive air conditioning system, where the rotation of the compressor is changed in order to evaluate the operating parameters affected when using different rotations. In order to monitor its variables, the air conditioning system of a vehicle corsa hatch 1.4 is instrumented with temperature sensors, a digital mano-meter and a digital tachometer. The task begins with the calibration process and after the mea-surements of the variables are obtained. Psychrometric air and refrigeration cycle analyses are performed. Experimental results shows the actual behavior of the refrigeration cycle. A de-crease in performance of air conditioning is obtained and a decrease in the performance coef-ficient with increasing speed. The compressor speed influences the performance of an air conditioning system and the results are fairly representative for the phenomenon studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutomotive coolingen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAir conditioningen
dc.subjectExperimental study of an air conditioningen
dc.subjectRotation of the compressoren
dc.titleInfluência da rotação no desempenho de um condicionador de ar automotivopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of rotation on the performance of an automotive air conditioner en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766508pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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