Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
dc.contributor.advisor | Balbinotti, Carlos Adelar Abaide | pt_BR |
dc.contributor.author | Salcedo, Jonatas Furtado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-02-10T05:59:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27743 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Treinadores | pt_BR |
dc.subject | Treinamento personalizado | pt_BR |
dc.title | Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000766493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1114)