Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Ângela Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T06:31:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277392pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender se as experiências de discriminação sofridas durante o processo pessoal no futebol produziu efeitos nas abordagens adotadas por três professoras de Educação Física nas aulas que tematizam o futebol/futsal na escola. Para tanto, foram entrevistadas três ex-atletas de futebol, entre 35 e 45 anos, que atualmente são professoras no ensino público. As entrevistas foram transcritas e analisadas. Três assuntos foram abordados durante a entrevista. O preconceito vivido na infância estando no meio da família e amigos jogando futebol, desde a infância. O preconceito vivido dentro da escola e a influência que os professores de Educação Física tiveram nesse trajeto e por fim, as estratégias didáticas utilizadas para que as meninas sintam-se à vontade nas aulas de Educação Física. Como resultado final, ficou em destaque a metodologia co-educativa como principal método de aprendizagem sobre os temas abordados, destacando a importância da Educação Física conjunta.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aimed to understand wheter the experiences of discrimination suffered durint the personal journey in soccer had an impacto n the approaches adopted by three Physical Education teachers in theis classes that focus on soccer in schools. To do so, three former soccer players, aged between 35 and 45, who are currently teaching in the public education system, were interviewed. The interviews were transcribed and analyzed. Three topics were addressed during the interviews: the prejudice experienced in childhood while playing soccer within the Family and among friends since childhood, the prejudice experienced within the school, and the influence that Physical Education teachers had on this journey. Finally, the didactic strategies used to make girls feel comfortable in Physical Education classes were discussed. As the final result, co-education methodology emerged as the primary learning method for the topics discussed, emphasizing the importance of Physical Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectWomen's footballen
dc.titleProfessoras ex-atletas de futebol : das interdições vivenciadas às práticas pedagógicas que incentivam meninas no futebol/futsalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record