Professoras ex-atletas de futebol : das interdições vivenciadas às práticas pedagógicas que incentivam meninas no futebol/futsal
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender se as experiências de discriminação sofridas durante o processo pessoal no futebol produziu efeitos nas abordagens adotadas por três professoras de Educação Física nas aulas que tematizam o futebol/futsal na escola. Para tanto, foram entrevistadas três ex-atletas de futebol, entre 35 e 45 anos, que atualmente são professoras no ensino público. As entrevistas foram transcritas e analisadas. Três assuntos foram abordados durante a ...
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender se as experiências de discriminação sofridas durante o processo pessoal no futebol produziu efeitos nas abordagens adotadas por três professoras de Educação Física nas aulas que tematizam o futebol/futsal na escola. Para tanto, foram entrevistadas três ex-atletas de futebol, entre 35 e 45 anos, que atualmente são professoras no ensino público. As entrevistas foram transcritas e analisadas. Três assuntos foram abordados durante a entrevista. O preconceito vivido na infância estando no meio da família e amigos jogando futebol, desde a infância. O preconceito vivido dentro da escola e a influência que os professores de Educação Física tiveram nesse trajeto e por fim, as estratégias didáticas utilizadas para que as meninas sintam-se à vontade nas aulas de Educação Física. Como resultado final, ficou em destaque a metodologia co-educativa como principal método de aprendizagem sobre os temas abordados, destacando a importância da Educação Física conjunta. ...
Abstract
This undergraduate thesis aimed to understand wheter the experiences of discrimination suffered durint the personal journey in soccer had an impacto n the approaches adopted by three Physical Education teachers in theis classes that focus on soccer in schools. To do so, three former soccer players, aged between 35 and 45, who are currently teaching in the public education system, were interviewed. The interviews were transcribed and analyzed. Three topics were addressed during the interviews: t ...
This undergraduate thesis aimed to understand wheter the experiences of discrimination suffered durint the personal journey in soccer had an impacto n the approaches adopted by three Physical Education teachers in theis classes that focus on soccer in schools. To do so, three former soccer players, aged between 35 and 45, who are currently teaching in the public education system, were interviewed. The interviews were transcribed and analyzed. Three topics were addressed during the interviews: the prejudice experienced in childhood while playing soccer within the Family and among friends since childhood, the prejudice experienced within the school, and the influence that Physical Education teachers had on this journey. Finally, the didactic strategies used to make girls feel comfortable in Physical Education classes were discussed. As the final result, co-education methodology emerged as the primary learning method for the topics discussed, emphasizing the importance of Physical Education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License