Mostrar el registro sencillo del ítem
Estudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática
dc.contributor.advisor | Palma, Miriam Stock | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Vinícius Arnaboldi de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-02-08T05:59:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27732 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. A amostra foi composta por sessenta e quatro crianças matriculadas em cinco escolas de Porto Alegre, com idades entre cinco e seis anos (M=5,81; DP=0,45). O instrumento utilizado para a análise do desempenho motor das crianças foi o Test of Gross Motor Development–2 (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados indicam desempenho motor abaixo da média para o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática e pobre para o grupo de crianças não praticantes, com base nas categorias descritivas propostas por Ulrich (2000). Para a comparação entre os dois grupos, recorreu-se ao Teste t para amostras independentes. Foi constatado que: a) no subteste locomotor, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,56 e DP=1,65, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=5,61 e DP=1,89, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; b) no subteste de controle de objetos, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,83 e DP=2,35, enquanto que o grupo de crianças não praticantes a apresentou M=6,46 e DP=1,77, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; c) no Coeficiente Motor Amplo, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=86,25 e DP=9,76, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=76,04 e DP=9,02, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa. Conclui-se que, embora os níveis de desempenho motor apresentados pelas crianças de ambos os grupos sejam considerados aquém do esperado para a sua idade, a participação em programas de movimento/educação física tem influenciado positivamente o desempenho das crianças, quando comparadas às que não se engajam nesses tipos de programas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desempenho motor | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000766288 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36982)Tesinas Educación Física (1231)