Ferramentas e requisitos relevantes para aplicativos de consultoria online de treinamento personalizado na perspectiva dos profissionais e estudantes da Educação Física
dc.contributor.advisor | Kanitz, Ana Carolina | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Isabela Chanas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-10T06:34:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277222 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente o interesse na melhora da saúde física se tornou parte do cotidiano das pessoas, e o profissional de educação física é o condutor desse processo. As mídias sociais e a internet ocupam muito do dia a dia de todos, e nesse sentido um campo de atuação da educação física cresce com o serviço da consultoria online. Por esse motivo, inúmeros aplicativos para dispositivos móveis são criados para facilitar esse serviço, dando suporte para o profissional e para o aluno. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar e levantar dados sobre as ferramentas e os requisitos relevantes para os aplicativos de consultoria online, com base na perspectiva dos profissionais e estudantes de educação física. Para o desenvolvimento do trabalho foram, inicialmente, realizadas pesquisas bibliográficas buscando informações sobre o treinamento e a associação do exercício físico com as atuais tecnologias. Em seguida, com o intuito de analisar os aplicativos de consultoria online para treinamento personalizado, foram realizadas uma busca por aplicativos e um levantamento de características e ferramentas. Através dessas informações, um questionário foi elaborado para aplicação com os profissionais e estudantes de educação física, para que fossem avaliados os resultados associados aos dados coletados ao longo da pesquisa. Os resultados mostram que ferramentas de anamnese e avaliação de perimetria e antropometria, de série, repetições e intervalos na montagem de treino, e de comunicação do profissional e do aluno são essenciais nos aplicativos de consultoria online. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nowadays the interest in improving physical health has become part of people's daily lives, and the physical education professional is the guide of this process. Social media and the internet occupy a lot of people’s daily lives, and in that regard, the online consulting service grows as a professional field of physical education. For this reason, many applications for mobile devices are created to facilitate this service, providing support for professionals and students. In this sense, the objective of this work is to investigate and collect information on the tools and requirements relevant to online consulting applications, based on the perspective of physical education professionals and students. For the development of the work, a bibliographic research was initially carried out seeking information about training and the association of physical exercise with current technologies. Then, in order to analyze the online consulting applications for personalized training, a search for applications and a survey of characteristics and tools were implemented. Based on this information, a questionnaire was designed to be applied to physical education professionals and students, so that the results associated with the information collected during the research could be evaluated. The results show that tools for anamnesis and evaluation of perimeter and anthropometry, tools for series, repetitions and intervals in training setup, and tools for professional and client communication are essential in online consulting applications. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Online consulting | en |
dc.subject | Treinamento personalizado | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Customized training | en |
dc.subject | Treinador pessoal | pt_BR |
dc.subject | Application | en |
dc.title | Ferramentas e requisitos relevantes para aplicativos de consultoria online de treinamento personalizado na perspectiva dos profissionais e estudantes da Educação Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)