Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Veruskapt_BR
dc.contributor.authorConceição, Marcos Vinicius Deantonipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-10T06:33:11Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277183pt_BR
dc.description.abstractO Estágio curricular obrigatório tem por objetivo aproximar o acadêmico da escola básica, futuro local de trabalho. É uma disciplina obrigatória da área das licenciaturas, sendo acompanhado e supervisionado pelo professor orientador, professor da universidade e professor colaborador, professor que recebe o estagiário na escola. Neste estudo foi analisada a percepção do professor orientador para com os Estágios supervisionados do curso em licenciatura da Educação Física da ESEFID/UFRGS. Utilizamos o questionário como instrumento de coleta dos dados, a partir de cinco questões abertas, sendo aplicadas para quatro professores orientadores do curso de Educação Física da universidade citada anteriormente. As observações se pautaram através das análises de conteúdos descritas por Bardin (2010). Os resultados nos mostraram que os professores identificam sua importância na formação de futuros professores em Educação Física, tendo no Estágio obrigatório uma atividade significativa para a vivência deste acadêmico, para aquisição de experiência, descobrimentos enquanto professores e conhecimento de como funciona a escola. Ainda assim, foi possível verificar que, a partir das percepções dos professores, há algumas falhas no Estágio obrigatório supervisionado, sendo a distância que ainda há entre universidade e escola que recebe o acadêmico, a falta de uma qualificação específica para os professores orientadores, visando uma melhor formação de professores, e o pouco tempo que a disciplina oferece aos acadêmicos. Sendo assim, com este estudo, concluímos que os professores investigados reconhecem suas contribuições para a formação de novos professores, e que veem nos Estágios supervisionados um momento importante no sentido de aquisição de novas experiências e saberes que esta prática docente oferece para a formação de professores, necessidade de maior engajamento entre todas as partes envolvidas. Ainda assim, recomendamos que seja necessária a realização de outros estudos em novos contextos institucionais com experiência vivida por outros professores orientadores, no intuito de qualificar e dar maior sentido e potência às reflexões sobre os Estágios obrigatórios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS : a percepção do professor orientadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208580pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples