O professor que não quero ser : experiências e relatos sobre o caminho
View/ Open
Date
2023Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Relato, neste trabalho de conclusão de curso, algumas experiências vivenciadas na trilha que percorro para me tornar professora de Educação Física. O Estágio Curricular Obrigatório do Ensino Fundamental de Licenciatura e sua importância na vida acadêmica é pano de fundo e sujeito nesta narrativa. Pondero, inclusive, sobre o professor que não quero me tornar e quem é esse personagem. Inicio pelas fundamentações que embasaram as definições dos caminhos, os passos dados e sobretudo, o destino onde ...
Relato, neste trabalho de conclusão de curso, algumas experiências vivenciadas na trilha que percorro para me tornar professora de Educação Física. O Estágio Curricular Obrigatório do Ensino Fundamental de Licenciatura e sua importância na vida acadêmica é pano de fundo e sujeito nesta narrativa. Pondero, inclusive, sobre o professor que não quero me tornar e quem é esse personagem. Inicio pelas fundamentações que embasaram as definições dos caminhos, os passos dados e sobretudo, o destino onde queria e quero chegar. Permeado pelas competências teórico-práticas fornecidas pela faculdade e pelas vivências minhas neste ambiente, descrevo e justifico as decisões tomadas, os objetivos traçados, as bases, as intenções, reflexões, análises e aspirações. Menciono a importância de planejar e de ter sustentação neste planejamento. Discorro sobre a aplicação deste na prática da sala de aula, no “chão da quadra”, no contato pessoal e intransferível com os alunos a cada dia, nesta micro sociedade criada naquele instante, composta de sujeitos, aspirações e conhecimentos diversos. Exponho a intenção que os saberes infantis sejam acolhidos e acrescidos de informações para auxiliar a ir mais longe e que tenham autonomia para transpor os muros da escola. Detalho intencionalidades e trocas. Avalio minha trajetória, a dos alunos, se chegamos ao destino e os desvios de rota, intencionais ou não. Por fim, vislumbro novos rumos e novas construções, agora com bases mais sólidas. ...
Abstract
In this final paper, I report some of the experiences I had during my journey to become a Physical Education teacher. The Mandatory Curricular Internship in Middle School and its importance in my academic life is both background and subject in this narrative. I even ponder about the teacher I do not want to become and who this character is. I begin with the foundations that supported the definition of these paths, the steps that were taken, and above all, the destination where I intended and wa ...
In this final paper, I report some of the experiences I had during my journey to become a Physical Education teacher. The Mandatory Curricular Internship in Middle School and its importance in my academic life is both background and subject in this narrative. I even ponder about the teacher I do not want to become and who this character is. I begin with the foundations that supported the definition of these paths, the steps that were taken, and above all, the destination where I intended and want to go. Permeated by the theoretical and practical competencies provided by college and by my experiences in this environment, I describe and explain the decisions I made, the goals I set, the foundations, the intentions, the reflections, the analyses, and the aspirations. I mention the importance of planning and having support in this planning. I discuss its application in the classroom practice, on the "court", in the personal and non-transferable contact with the students every day, in this micro-society created at that moment, composed of diverse individuals, aspirations, and knowledge. I set out the intention that children's knowledge should be welcomed and supplemented with information to help them go further, and that they should have the autonomy to go beyond the school grounds. I detail intentionalities and exchanges. I evaluate my trajectory, the students' trajectory, whether we have reached our destination, and the detours we have taken, whether intentional or not. Finally, I glimpse new directions, new constructions, now with more solid foundations. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License