Se educação física é saúde, o que é saúde na educação física? concepções sobre saúde no curriculo do curso de bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS
dc.contributor.advisor | Fraga, Alex Branco | pt_BR |
dc.contributor.author | Breunig, Felipe Freddo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-02-08T05:59:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27704 | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto atual na Escola de Educação Física da UFRGS é de intensos debates e reflexões. O tema central das discussões é a necessidade de se reunificar o curso de Educação Física, hoje dividido em Bacharelado e Licenciatura. Outro pontochave neste debate refere-se à necessidade de se reorientar a formação, no que tange o aspecto saúde, para os princípios e diretrizes do SUS. No sentido de contribuir para a construção de um currículo que tenha interface com a saúde coletiva, o objetivo central deste trabalho é compreender como aparece a idéia de saúde no currículo atual do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEFUFRGS. Trata-se de uma pesquisa documental com enfoque qualitativo, tomando como referencial o marco teórico da Saúde Coletiva. As fontes de pesquisa são: o projeto pedagógico do curso, os planos de ensino e súmulas das disciplinas que o compõem, entre outros documentos. A análise nos mostra que no currículo do curso a saúde é abordada, basicamente, a partir de três enfoques distintos: Um primeiro em que a saúde é profundamente centrada na dimensão individual e biológica, reforçando noções de normalidade e ausência de doenças; uma segunda abordagem que apresenta a saúde praticamente como sinônimo da Educação Física, dos elementos próprios da área, e seus locais de inserção, dentro de uma lógica de “mercadorização da saúde”; um terceiro olhar em que saúde aparece enquanto resultante de determinantes sociais, culturais, históricos e econômicos, tendo proximidade com a visão de saúde preconizada pelo SUS no Brasil. Aparentemente, as concepções do primeiro e segundo enfoques são as hegemônicas, visto que elas ocorrem predominantemente em disciplinas com maior impacto na graduação de Educação Física. Desta forma, consideramos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado para adequarmos o currículo do curso de Educação Física aos princípios e diretrizes do SUS. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Se educação física é saúde, o que é saúde na educação física? concepções sobre saúde no curriculo do curso de bacharelado em Educação Física da ESEF/UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000766168 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)