Principíos pedagógicos fundamentais para ensinar o tema corpo e sentimentos em aulas de Educação Fisíca infantil
dc.contributor.advisor | Pires, Veruska | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourt, Katholyn Penna de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T06:36:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276983 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo apresenta os resultados de uma experiência prática, desenvolvida no estágio com o objetivo de responder a problemática que se concretizou no ato de planejar, realizar e avaliar aulas de educação física infantil com o tema corpo e sentimento. A metodologia se desenvolveu através de relato de experiência, em uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Para analisar a problemática desse estudo foi realizada através de três categorias sendo o tema, onde foram discutidas todas as ações desenvolvidas na prática pedagógica que influenciaram na escolha do tema. Na segunda sendo a prática pedagógica que buscou encontrar estratégias pedagógicas que fossem adequadas e coerentes ao processo de aprendizagem. E Por fim, à última categoria aprendizagem onde foi analisado as respostas, indícios e evidências dadas pelos alunos que proporcionaram um entendimento de que aprendizagem realmente estava sendo efetivada. Sendo possível concluir que através dessas categorias a falta de autores que utilizassem esse tipo de conteúdo dificultou na realização do trabalho. Por outro lado, a importância de estratégicas pedagógicas como o uso e fabricação material didático, fantasias, contação de histórias e dança ajudou a corporificar os objetivos estabelecidos. Para melhor compreender a aprendizagem dos alunos foi fundamental o uso da observação e de registro que foram feitos através de diários ao final de cada aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Principíos pedagógicos fundamentais para ensinar o tema corpo e sentimentos em aulas de Educação Fisíca infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208021 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)