Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGinciene, Guypt_BR
dc.contributor.authorBarros, Miguel Machado Mello Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T06:35:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276958pt_BR
dc.description.abstractO Judô é um esporte de combate de origem japonesa, criado pelo pedagogo Jigoro Kano, em 1882, com base no Ju-jutsu, arte marcial usada no período feudal pelos samurais. A criação de Kano foi pensada como uma ferramenta pedagógica a ser usada para aprimorar o físico, a mente e a moral de seus praticantes (KANO, 2017), com preceitos éticos preservados do bushido dos samurais (TRUSZ, 2018). Este relato de experiência narra situações que considerei marcantes ocorridas durante a disciplina de Estágio Profissional em Lazer, realizada no semestre 2022/1, entre os dias treze de julho e quatorze de outubro, acompanhando a turma de iniciantes (cinco a oito anos de idade) de Judô no Ginásio Tesourinha, e traz minhas reflexões sobre esses casos, mais especificamente, a impressão de que a tarefa de educar recaiu em mim e no professor da turma por conta do status de “esporte que educa” que o Judô possui, e a dificuldade de certos alunos em lidar com a derrota no contexto da luta. Palavras-chave: Judô, Relato de experiência, Educação, Formação, Competição.pt_BR
dc.description.abstractJudo is a combat sport of japanese origin, created by the pedagogue Jigoro Kano, in 1882, based on Ju-jutsu, a martial art used in the feudal period by samurais. Kano’s creation was thought as a pedagogical tool to be used to improve the physique, the mind and the moral of its practitioners (KANO, 2017), with ethical precepts preserved from the samurai’s bushido (TRUSZ, 2018). This experience report narrates situations that i considered striking that occurred during the discipline Professional Internship in Leisure, realized in the 2022/1 semester, between july thirteen and october fourteenth, accompanying the Judo beginners class in the Tesourinha Gym, and presents my reflexions about these cases, more specifically, the impression that the task to educate fell onto me and the class teacher because of the “sport that educates” status that Judo has, and the difficulty that some students have in dealing with defeat in the context of the fight.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJudoen
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectFormationen
dc.titleO caminho da educação? um relato de experiência sobre aulas de Judô no Ginásio Tesourinhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples