Efeitos de variáveis de contexto sobre a hierarquia dos fatores motivacionais para a prática esportiva
Fecha
2022Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e avaliar a hierarquia dos fatores motivacionais para a prática esportiva em crianças de 10 a 15 anos de idade de ambos os sexos. Como objetivos específicos, buscou-se verificar o efeito das variáveis de contexto, sexo, grupo de idade e prática esportiva sobre os fatores de motivação para a prática esportiva em crianças e jovens; e comparar os valores médios de atribuição de importância dos fatores de motivação por sexo, grupos de idade e prática esportiv ...
Este estudo tem como objetivo descrever e avaliar a hierarquia dos fatores motivacionais para a prática esportiva em crianças de 10 a 15 anos de idade de ambos os sexos. Como objetivos específicos, buscou-se verificar o efeito das variáveis de contexto, sexo, grupo de idade e prática esportiva sobre os fatores de motivação para a prática esportiva em crianças e jovens; e comparar os valores médios de atribuição de importância dos fatores de motivação por sexo, grupos de idade e prática esportiva. A amostra foi composta por 52 crianças e jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre 10 e 15 anos, de variados níveis socioeconômicos, que estudam na Escola Unificado Zona Sul Porto Alegre. O instrumento utilizado na pesquisa foi o "Inventário de motivação para a prática desportiva” (GAYA, CARDOSO, 1998), composto por 19 questões objetivas que consideram três fatores: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Os resultados apontam a dimensão aspectos relacionados à saúde como a mais importante para o envolvimento nas atividades esportivas da escola em questão. A segunda dimensão que recebeu maior atribuição de valor foi a competência desportiva. Por fim, com menor atribuição de valor aparece a dimensão amizade. Os resultados das comparações pareadas não apresentaram diferenças significativas entre os valores médios apresentados pelos grupos de idade para cada Fator Motivacional (p < 0,05). Nas comparações pareadas entre os grupos de praticantes e não praticantes de esporte os resultados apontaram diferenças significativas no Fator Motivacional Competência Esportiva (p<0,001). Diferenças significativas também, foram evidenciadas na variável sexo no fator motivacional “Competência Esportiva”, com maior atribuição de valor pelos meninos. A pratica esportiva exerce uma influência significativa na hierarquia dos fatores, destacando a Competência Esportiva como o fator motivacional de maior importância para prática esportiva. Concluímos que os principais motivos para o envolvimento e prática desportiva de crianças dessa escola estão relacionados para manter a saúde; para manter o corpo em forma. ...
Abstract
This study aims to describe and evaluate the hierarchy of motivational factors for practicing sports in children aged 10 to 15 years of both sexes. As specific objectives, we sought to verify the effect of context variables, gender, age group and sports practice on the motivation factors for sports practice in children and young people; and to compare the mean values of attribution of importance of the motivating factors by sex, age groups and sports practice. The sample consisted of 52 childre ...
This study aims to describe and evaluate the hierarchy of motivational factors for practicing sports in children aged 10 to 15 years of both sexes. As specific objectives, we sought to verify the effect of context variables, gender, age group and sports practice on the motivation factors for sports practice in children and young people; and to compare the mean values of attribution of importance of the motivating factors by sex, age groups and sports practice. The sample consisted of 52 children and young people of both sexes, aged between 10 and 15 years, of different socioeconomic levels, who study at Escola Unificado Zona Sul Porto Alegre. The instrument used in the research was the "Inventory of motivation for sports practice" (GAYA, CARDOSO, 1998), composed of 19 objective questions that consider three factors: sports competence, health and friendship/leisure. health as the most important for involvement in sports activities at the school in question. The second dimension that received the highest value attribution was sports competence. Finally, the friendship dimension appears with less value. The results of paired comparisons do not showed significant differences between the mean values presented by the age groups for each Motivational Factor (p < 0.05). 0.001). Significant differences were also evidenced in the gender variable in the motivational factor “Sports Competence”, with greater attribution of value by boys. Sports practice exerts a significant influence on the hierarchy of factors, highlighting Sports Competence as the most important motivational factor for sports practice. We conclude that the main reasons for the involvement and practice of sports by children in this school are related to maintaining health; to keep the body in shape. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License