A educação física na pandemia : um relato de experiência
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivida durante o estágio obrigatório do ensino fundamental, realizado em dupla com outro colega de graduação, durante o período em que estivemos na pandemia. Um período de “lockdown”, em que a recomendação era ficar dentro de casa o máximo possível e evitar entrar em contato com outras pessoas. Seguindo as normas sanitárias e da OMS, as escolas se mantiveram fechadas, devido ao surto de Covid-19 (Coronavirus), com o intuito de evitar o contágio ...
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivida durante o estágio obrigatório do ensino fundamental, realizado em dupla com outro colega de graduação, durante o período em que estivemos na pandemia. Um período de “lockdown”, em que a recomendação era ficar dentro de casa o máximo possível e evitar entrar em contato com outras pessoas. Seguindo as normas sanitárias e da OMS, as escolas se mantiveram fechadas, devido ao surto de Covid-19 (Coronavirus), com o intuito de evitar o contágio e a disseminação da doença. Portanto, descrever, analisar e refletir sobre os métodos de ensino aprendizagem utilizados, facilidades, dificuldades e como lidar com o ensino durante um momento tão singular da história humana. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Neri Pereira, localizada na Avenida José Bonifácio, 497 – Bom Fim, Porto Alegre, na turma 24 do 2° ano do ensino fundamental. A turma possuía 18 alunos, sem a presença de alunos portadores de necessidades especiais. A carga horária da aula era de 1h por semana, e as aulas ocorreram das 15h às 16h, todas as quartas feiras e foram realizadas sempre de forma síncrona, através da plataforma “Google teams”, com a presença da professora da turma e da orientadora do estágio obrigatório. Objetivamos nas aulas trabalhar através de jogos e brincadeiras em aula, noção de lateralidade, equilíbrio, coordenação, raciocínio lógico e movimentos básicos como saltar, rebater, caminhar, chutar, arremessar e correr. As crianças foram avaliadas de acordo com suas respectivas participações nas aulas e evoluções motoras e sociais observadas. ...
Abstract
The objective of this work is to report the experience lived during the mandatory internship of elementary school, carried out in pairs with another undergraduate colleague, during the period we were in the pandemic. A period of “lockdown”, in which the recommendation was to stay indoors as much as possible and avoid coming into contact with other people. Following health and WHO standards, schools remained closed, due to the outbreak of Covid-19 (Coronavirus), in order to avoid contagion and t ...
The objective of this work is to report the experience lived during the mandatory internship of elementary school, carried out in pairs with another undergraduate colleague, during the period we were in the pandemic. A period of “lockdown”, in which the recommendation was to stay indoors as much as possible and avoid coming into contact with other people. Following health and WHO standards, schools remained closed, due to the outbreak of Covid-19 (Coronavirus), in order to avoid contagion and the spread of the disease. Therefore, describe, analyze and reflect on the teaching-learning methods used, facilities, difficulties and how to deal with teaching during such a unique moment in human history. The internship was carried out at the Dinah Neri Pereira State Elementary School, located at Avenida José Bonifácio, 497 – Bom Fim, Porto Alegre, in class 24 of the 2nd year of elementary school. The class had 18 students, without the presence of students with special needs. Class hours were 1h per week, and classes took place from 3pm to 4pm, every Wednesday and were always held synchronously, through the “Google teams” platform, with the presence of the class teacher and the advisor. of the mandatory internship. We aim in classes to work through games and play in class, the notion of laterality, balance, coordination, logical reasoning and basic movements such as jumping, hitting, walking, kicking, throwing and running. Children were evaluated according to their respective participation in classes and observed motor and social developments. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1260)
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