Análise da aplicação de periodização de treinamento e avaliação de desempenho em academias de ginástica de Porto Alegre/RS
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jerri Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Santetti, Raphaela de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T06:27:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276836 | pt_BR |
dc.description.abstract | Periodização corresponde ao planejamento e estruturação do treinamento, e seu propósito está no desenvolvimento máximo de desempenho, controlando adaptação e fadiga. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar os métodos utilizados pelos profissionais de Educação Física para a prescrição do treinamento nas academias de ginástica de Porto Alegre/RS. Também, buscou identificar como prescrevem e avaliam o treinamento, como compreendem a periodização e se a utilizam. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e foram entrevistados profissionais da área que trabalham em academias de POA/RS há pelo menos 1 (um) ano. Todos os entrevistados afirmaram periodizar o treinamento de seus alunos; os critérios mais citados para alterar as variáveis de treinamento foram: a frequência, o objetivo do aluno, o histórico de saúde e de treinamento. Sobre a aplicabilidade da periodização disseram majoritariamente que, é possível e necessária, porém evidenciaram dificuldades em relação aos alunos que não estabelecem frequência, e a grande quantidade para apenas um professor; como aspectos positivos de aplicar a periodização, indicaram a evolução dos alunos/concretização dos objetivos, os aspectos de motivação, a variação dos estímulos e o acompanhamento da evolução, já como aspectos negativos, citaram em maioria que não existiam; outros citaram apenas dificuldades, acima apontadas; sobre a forma que avaliam as adaptações do treinamento, as respostas foram em maioria métodos subjetivos, como: analisar a execução dos movimentos pelos alunos e feedback do aluno. Além disso, foram citadas a progressão da carga, os testes funcionais, e a avaliação antropométrica. Conclui-se, que os profissionais entrevistados reconhecem os benefícios da aplicação de uma periodização. Entretanto, os dados levantados demonstram que os aspectos negativos sobressaem em relação aos aspectos positivos e sendo assim, a aplicação da periodização em academias de ginástica de POA/RS parece superficial, visto que nas respostas há uma imprecisão no que tange o controle e avaliação da programação de treinamento. | pt_BR |
dc.description.abstract | Periodization is a way to plan and structure a workout to develop the individual's maximum performance by controlling adaptation and fatigue in the process. Therefore, this study aimed to identify the methods to prescribe resistance and/or aerobic training among physical education professionals located in Porto Alegre, Brazil. It also sought to identify how professionals in the area prescribe and evaluate workouts, how they understand what periodization is and whether they apply it with their students. The research was characterized as qualitative, and its sample was chosen on purpose; physical education professionals who work in gyms located in Porto Alegre prescribing physical training for at least 1 (one) year were interviewed. All interviewees stated they periodized the program of their students; the most cited criteria used to make changes in the variables were the student’s attendance, goals, health and training history, and frequency with which they will be at the gym. Their opinions about the applicability of periodization was mostly that it is possible and necessary, but there are difficulties in the case of students who do not establish frequency, and because of the large number of students for only one instructor. As positive aspects of applying periodization, it was mentioned the evolution of the students/achievement of the goals, aspects of motivation, variation of the stimuli and monitoring of the student's evolution over time; as negative aspects, most of them stated there were none, and others said there were only some difficulties, listed above. In terms of the way they evaluated the adaptations caused by the program, most answers were about subjective methods, like execution analysis and student’s feedbacks. With less frequency, it was also mentioned load progressions, functional and anthropometric testing. It was concluded, through the answers obtained, that the professionals interviewed recognize the benefits of applying periodization. However, data showed the negative aspects outweigh the positives, and therefore, the use of periodization in Porto Alegre’s gyms seems superficial, because there’s an uncertainty about the way workout programs are controlled and evaluated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physical education professionals | en |
dc.subject | Treinamento físico | pt_BR |
dc.subject | Academias de ginástica | pt_BR |
dc.subject | Gyms | en |
dc.subject | Periodization | en |
dc.subject | Avaliação física | pt_BR |
dc.subject | Load progression | en |
dc.title | Análise da aplicação de periodização de treinamento e avaliação de desempenho em academias de ginástica de Porto Alegre/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001207521 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1266)