Show simple item record

dc.contributor.advisorLessa, Alexandre Hundertmarckpt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Elisabeth Araujo dept_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T06:01:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276077pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: investigar e analisar a produção científica sobre as relações entre PAC e dislexia do desenvolvimento. Métodos: revisão integrativa da literatura acerca da relação entre dislexia do desenvolvimento e PAC em falantes do português brasileiro nos últimos vinte anos nas bases de dados SciElo, Pubmed, Lilacs e Cochrane, a fim de responder às seguintes perguntas de pesquisa: (1) qual a relação entre dislexia do desenvolvimento e alterações do PAC? (2) quais habilidades/componentes do PAC parecem estar alteradas na dislexia? Revisão daLiteratura: dos 33 estudos encontrados, 12 foram incluídos no corpus final. Os achados indicam alterações consistentes em habilidades temporais e resultados discrepantes acerca de figura-fundo e fechamento auditivo em indivíduos com dislexia. Conclusão: fatores metodológicos e mudanças acerca dos modelos teóricos acerca da dislexia podem ser responsáveis pelas discrepâncias de resultados, indicando a necessidade de novos estudos com maior controle de variáveis a fim de obter visão mais clara das relações entre processamento auditivo, leitura e escrita e outras funções cognitivas.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: This literature review aimed at investigating the relation between CAP and developmental dyslexia. Methods: integrative literature review focused on publications concerning the link between CAP and developmental dyslexia in speakers of Brazilian Portuguese over the last twenty years in the databases SciElo, Pubmed, Lilacs and Cochrane, aiming at answering the following questions: (1) what is the relation between developmental dyslexia and CAP alterations? (2) which central auditory abilities/components are altered in dyslexia? Literature Review: Out of 33 studies, 12 were included in the final corpus. Findings indicate consistent alterations in temporal abilities and discrepancies as to auditory figure-ground and auditory closure in individuals with dyslexia. Conclusion: Methodological issues as well as changes in the theoretical models on dyslexia might have been responsible for discrepant results. This shows evidence of the need for new studies with greater control of variables so as to obtain a clearer view of the interactions between auditory processing, reading and writing and other cognitive functions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção auditivapt_BR
dc.subjectCentral auditory processingen
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectDevelopmental dyslexiaen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleAlterações do processamento auditivo central na dislexia do desenvolvimento : uma revisão integrativa da literatura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeCentral auditory processing alterations in developmental dyslexia : an integrative literature review of brazilian studiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171307pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record