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dc.contributor.advisorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorJackle, Lauro Ely Jardimpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276023pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, sendo um estudo caso qualitativo, busca investigar a possível constituição da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Química da UFRGS à luz das vivências proporcionadas pelo curso. A coleta de dados foi feita através de um questionário contendo questões abertas e fechadas, resultando no universo de 52 respondentes válidos, ele foi aplicado no segundo semestre de 2021, no qual a pandemia de COVID-19 era vivenciada em um momento de maior flexibilização do comércio, mas ainda mantendo as aulas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na universidade. As respostas foram interpretadas com o uso da Escala Likert e pela técnica da análise de conteúdo. Foi constatada grande influência do currículo e das experiências formativas na construção de certas marcas da identidade do grupo de licenciandos, sendo possível elucidar elementos com viés profissional e instrumental. Acredita-se que este trabalho pode ser utilizado como mote de reflexões para movimentos futuros do curso, considerando-se a relevância das informações reveladas pelos sujeitos investigados.pt_BR
dc.description.abstractThis research, being a qualitative case study, seeks to investigate a possible constitution of teaching identity of students from Academic Program in Chemistry Teacher Education at UFRGS in the light of experiences provided by the course. The data collection was made through a forms containing open and closed questions, resulting in the universe of 52 valid answers, it was applied in the second semester of 2021, when the COVID-19 pandemics was experienced in a moment of more business reopening but the university classes were still on emergency remote teaching. The answers were interpreted with the use of Likert Scale and by the technique of content analysis. Great influence was found in the curriculum and from the formative experiences in the construction of certain identity marks of the licentiate group, being possible to elucidate elements with professional and instrumental bias. It’s believed that this research could be used as a reflection point of future movements of the course, considering the relevance of the information revealed by the investigated subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistry Teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.subjectLicentiate Chemistry Degreeen
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectTeacher Identityen
dc.titleQuando nos tornamos professores : a identidade docente na licenciatura em química da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141480pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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