Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBedin, Lívia Mariapt_BR
dc.contributor.authorNunes , Felipe Rispolipt_BR
dc.date.accessioned2024-07-04T06:11:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276019pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca apresentar uma revisão sistemática de literatura, realizada a partir do protocolo PRISMA, sobre intervenções socioemocionais com adolescentes em escolas e os principais construtos trabalhados. Realizou-se a busca nos indexadores PsycInfo, Web ofScience, Science Direct, Scopus, Scielo e Lilacs, no ano de 2022. Foram encontradas 2149 publicações, que, após processos de seleção, foram selecionadas 35 artigos. De modo geral, os artigos abordaram os temas de inteligência emocional, personalidade, perdão, gratidão, coping, gentileza, mindfulness, qualidade de vida, bem-estar, autoconceito e autoestima, depressão, ansiedade, empatia, relacionamento interpessoal, bullying e competências socioemocionais. Os resultados indicam a possibilidade de trabalhar aspectos relacionados ao desenvolvimento socioemocional a partir de diferentes objetivos e perspectivas. No entanto, a amostra ficou concentrada em países da europa e nos Estados Unidos trazendo um possível viés cultural ao estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present a systematic literature review, carried out based on the PRISMA protocol, on socioemotional interventions with adolescents in schools and the main constructs worked on. The search was carried out in the indexes PsycInfo, Web of Science, Science Direct, Scopus, Scielo e Lilacs, in the year 2022. 2149 publications were found, which, after selection processes, 35 articles remain in the study. In general, the articles addressed the themes of emotional intelligence, personality, forgiveness, gratitude, coping, kindness, mindfulness, quality of life, well-being, self-concept and self-esteem, depression, anxiety, empathy, interpersonal relationships, bullying and socioemotional skills. The results indicate the possibility of working on aspects related to socioemotional development from different objectives and perspectives. However, the sample was concentrated in European countries and the United States, which brings a possible cultural bias to the study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectSocioemotional learningen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSystematic reviewen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSocio-emotional skillsen
dc.titleIntervenções socioemocionais com adolescentes em escolas : uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170874pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples