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dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorCordal, Lígia Picadapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T06:19:29Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274652pt_BR
dc.description.abstractTer conhecimento sobre o próprio corpo é importante para a saúde física e mental, mantendo a qualidade de vida. Apesar da importância do tema, é um desafio ensinar sobre aspectos da Anatomia e Fisiologia Humana sem tornar o conteúdo desconexo. Isso porque a fragmentação do corpo em sistemas acaba por promover a simples memorização de estruturas e substâncias, tornando-o distante da realidade do estudante. Este projeto de pesquisa objetivou desenvolver e fazer a testagem da jogabilidade de um Jogo Educativo que proporcione uma visão integrada dos sistemas do corpo humano. Dessa forma, a realização desta pesquisa abrange 3 etapas: (1) Compreendendo o problema; (2) Desenvolvimento do jogo e (3) Avaliação da jogabilidade. A etapa um se iniciou pela análise da estrutura de conteúdo e incluiu a consulta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de 2 livros didáticos do Sexto Ano do Ensino Fundamental, buscando compreender as características elementares do conteúdo de Anatomia e Fisiologia Humana para este período escolar. Após, houve a investigação sobre as perspectivas dos estudantes, que incluiu a procura e análise de artigos científicos sobre a perspectiva dos alunos da Educação Básica a respeito dos conteúdos de Fisiologia e Anatomia Humana. Depois, foram identificados distanciamentos e aproximações entre os conhecimentos científicos e as perspectivas dos alunos para criar um quadro de potencialidades pedagógicas, evidenciando as necessidades e dificuldades na aprendizagem do conteúdo a fim de traçar estratégias metodológicas para o ensino. Ao final da etapa, ocorreu a identificação dos objetivos educacionais com base nas demandas evidenciadas anteriormente. A segunda etapa teve como objetivo o desenvolvimento do jogo e terceira, a avaliação da jogabilidade deste com um instrumento de avaliação composto por questões em escala Likert de 5 pontos e uma questão aberta. Dessa forma, a abordagem desta pesquisa é de caráter quali-quantitativa. A partir da leitura da BNCC e dos livros didáticos foi possível identificar os conteúdos relacionados à Fisiologia e Anatomia Humana que são estudados no Sexto Ano: os Sentidos, o Sistema Digestório, o Sistema Circulatório, o Sistema Respiratório, o Sistema Excretor, o Sistema Nervoso e o Sistema Musculoesquelético. Além disso, foi possível perceber uma ampla fragmentação do corpo e maior foco nos Sistemas Nervoso e Musculoesquelético, assim como a presença de muitos termos novos para os estudantes. Quanto às perspectivas dos alunos, notou-se um distanciamento dos estudantes com o conteúdo, dificuldade no estabelecimento de relações e visualização do corpo como integrado. Adicionalmente, foram identificadas 4 orientações educacionais que auxiliaram na construção de estratégias metodológicas. A partir do que foi estudado também foi possível definir 6 objetivos educacionais que guiaram a construção do jogo. Este é um jogo de perguntas e respostas que foi desenvolvido com base no jogo “Perfil”, apresentando 166 cartas. Após, ocorreu a testagem da jogabilidade, que indica que o jogo tem um design agradável, interessante e estimula a curiosidade, auxiliando a lembrar informações a respeito do corpo humano.pt_BR
dc.description.abstractKnowing one's own body is utterly important for one's physical and mental health, as it helps to maintain quality of life. In spite of its importance, however, it is a challenge to teach Human Anatomy and Physiology without making it disjointed. This is caused by the fragmentation of the human body that ends up encouraging the simple memorization of the structures and substances, distancing the studied subject from the student’s reality. The main goal of this project is to develop and test the gameplay of an educational game that can provide an integrated vision of the systems of the human body. Therefore, this research is divided into 3 main stages: (1) Comprehending the problem; (2) Building the game and (3) Testing the gameplay. The first stage began with the clarification and analysis of the subject matter and it included the consultation of the Common National Curriculum Base (BNCC) and two sixth grade textbooks, aiming to comprehend the elementary characteristics of Human Anatomy and Physiology subjects in this particular school grade. After this, began the stage of investigation into student perspectives regarding the chosen subject. This included the pursuit and analysis of scientific papers about student’s perspectives relative to the subjects of Human Anatomy and Physiology. Posteriorly, perspectives that matched the scientific consensus and the ones that didn’t were identified with the aim of creating a pedagogical potential’s chart. In it, it was possible to point learning necessities and difficulties so as to draw methodological strategies for teaching these subjects. At the end of this stage the educational objectives were identified based on the demands that were found previously. The second stage was game development and the third, the gameplay testing by using a test compound of questions in Likert scale and an open question. Therefore, this research’s approach is qualitative and quantitative in nature. From reading the BNCC and the textbooks the subjects related to Human Anatomy and Physiology that are studied at sixth grade were identified: The five senses, the Digestive System, the Circulatory System, the Respiratory System, the Excretory System, the Nervous System and the Musculoskeletal System. Besides, a big fragmentation of the body and an ample focus on the Nervous and Musculoskeletal Systems was noticed, as well as the grand usage of new and complicated terms. As to student’s perspectives, a big distancing between the students and the subject matter was noticed, in addition to their difficulty at making connections and conceiving the body as fully integrated. Additionally, four educational orientations were identified and those helped the methodological strategies’ construction. From then on, what was studied previously aided in the six educational objectives’ definition that guided the game making. The game is a quiz game inspired by Perfil, showcasing 166 cards. Afterwards, the gameplay was tested, indicating that the developed game is interesting, stimulates curiosity and has a tasteful design, as well as helping students remember more information about the human body.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFisiologia humanapt_BR
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectAnatomia humanapt_BR
dc.subjectHuman bodyen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectPhysiologyen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectAnatomyen
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleO jogo como ferramenta pedagógica para o ensino da fisiologia humana no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200095pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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