Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFerranddis, Ariadyne Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:25:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274591pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, busco relatar, a partir de um memorial descritivo, o processo de criação e as decisões técnicas e subjetivas, tomadas para a realização e produção audiovisual da performance “Pé de Acerola”, que teve como inspiração a casa de meus avós, onde cresci. Nele, busco refletir sobre as interrelações entre performance, criação e ancestralidade, tendo o contrabaixo e o computador como ferramentas. A partir das epistemologias feministas (RAGO, 1998) como uma lente para questionar as relações de poder na criação musical, construo essa performance associando minhas vivências como mulher instrumentista e também aspectos da minha subjetividade. Discorro sobre os processos de produção da performance e também de criação do material musical. Busco com isso relacionar as histórias que vivi e escutei naquela casa, a partir de registros de áudio e vídeo, e também rearranjar peças que foram importantes durante minha trajetória como instrumentista.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, I try to describe, through a descriptive memoir, the process of creation and the technical and subjective decisions made for the realization and audiovisual production of the performance "Pé de Acerola", which is inspired by my grandparents' house, where I grew up. In it, I try to reflect on the interrelations between performance and creation, using the double bass and the computer as tools. Using feminist epistemologies (RAGO, 1998) as a lens to question power relations in musical creation, I construct this performance by associating my experiences as a female instrumentalist with aspects of my subjectivity. I discuss the processes of producing the performance and also of creating the musical material. I try to relate the stories I experienced and heard in that house, based on audio and video recordings, and also rearrange pieces that were important during my career as an instrumentalist.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectPopular musicen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusic and genderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDouble bassen
dc.subjectPerformance and creationen
dc.subjectContrabaixo (Música)pt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCriação musicalpt_BR
dc.titlePé de acerola : performance, criação e ancestralidade a partir de contrabaixos, vozes, computador e formação de redespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200464pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples