Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchenkel, Camila Monteiropt_BR
dc.contributor.authorBorba, Andressa Cristina Gerlachpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:25:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274551pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho consiste em uma proposta de material pedagógico-artístico que valoriza a produção discente de alunes de 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental no Instituto Estadual Rio Branco, escola de ensino público localizada em Porto Alegre, em que atuei durante meu estágio curricular obrigatório supervisionado na etapa final do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida os conteúdos de História da Arte que vinham sendo estudados pelas turmas, as atividades propostas visam provocar anacronismos — Modernismo com Maria Ivone dos Santos (Vacaria/RS, 1958); Renascimento com Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981); Teoria das Cores com Letícia Lampert (Porto Alegre/RS, 1978); e Arte Egípcia com Romanita Disconzi (Santiago/RS, 1940) — e pôr em diálogo o repertório docente com o discente. O material consiste em quatro pranchas pedagógicas no formato digital frente e verso, somado a um glossário de termos que guiam a pesquisa. No primeiro capítulo falo sobre os modos de pensar a prática de fazer materiais didáticos para o ensino de artes visuais a partir da experiência com materiais desse tipo provenientes de instituições culturais de referência — em especial, a Fundação Iberê Camargo — e, no capítulo seguinte, faço um detalhamento sobre meu fazer e uso desse material criado a partir da produção dos meus alunes, direcionando-o a outros professores interessados em valorizar esse processo de mútua colaboração criativa. A escrita é pautada pelas minhas percepções da experiência tanto do estágio como da constituição da ideia, adotando um caráter ensaístico. Concluo que a elaboração desse material se tornou um mediador de experiências em diferentes dimensões temporais da minha trajetória na arte/educação e que a vivência do estágio ampliou e expandiu meu entendimento sobre sua elaboração e uso artístico-pedagógico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.titleMaterial didático de/para uma professora/artista : possibilidades de construção e usos a partir da criação discente durante o estágio curricular obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples