Possíveis práticas de abordagem inclusiva no ensino de Artes Visuais
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A partir de experiências de estágio não-obrigatório na função de apoio à inclusão em contextos de escolas pública e privada e de estudos teóricos sobre o tema, busco, com essa investigação narrativa, refletir sobre as práticas pedagógicas que experienciei ou observei, de forma crítica, para então elaborar possibilidades de práticas inclusivas no Ensino de Artes Visuais. Para apoiar o desenvolvimento, foram seguidas três metodologias de pesquisa. Além da metodologia da investigação narrativa, fo ...
A partir de experiências de estágio não-obrigatório na função de apoio à inclusão em contextos de escolas pública e privada e de estudos teóricos sobre o tema, busco, com essa investigação narrativa, refletir sobre as práticas pedagógicas que experienciei ou observei, de forma crítica, para então elaborar possibilidades de práticas inclusivas no Ensino de Artes Visuais. Para apoiar o desenvolvimento, foram seguidas três metodologias de pesquisa. Além da metodologia da investigação narrativa, foi feita revisão bibliográfica em leis, cartilhas e práticas pedagógicas inclusivas, como o Desenho Universal da Aprendizagem, bem como referências de artistas com deficiência ou cujo trabalho apresenta diferentes aspectos de acessibilidade. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da educação básica que atuam em alguma função referente à inclusão na educação básica, seja profissional de apoio, professor de sala de recursos e professor de artes visuais. O público alvo desta pesquisa são professores de artes visuais e alunos de licenciatura que trabalham com alunos com deficiência. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Artes Visuais (660)
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