O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as rel ...
A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing. ...
Abstract
This monograph deals with some economic aspects of football, the most popular sport in the world. From the institutionalist theoretical framework, it analyzes the recent enrichment of the English football league and its connection with the issue of investment in improving image and moral reputation – sportwashing. The objective is to understand how this institutional process emerged, as well as the specific incentives for action by the main agents involved. A possible hypothesis to sustain is t ...
This monograph deals with some economic aspects of football, the most popular sport in the world. From the institutionalist theoretical framework, it analyzes the recent enrichment of the English football league and its connection with the issue of investment in improving image and moral reputation – sportwashing. The objective is to understand how this institutional process emerged, as well as the specific incentives for action by the main agents involved. A possible hypothesis to sustain is that the institutional relationships recently signed between clubs, the football federation and the English government, while opening space to create an attractive environment for investments that enriched the league, also helped to attract investments of the sportwashing type. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
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