Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorAlcalde, Bruno Maschinipt_BR
dc.contributor.authorAngelo, Bruno Milheirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-29T06:17:22Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1517-7017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274369pt_BR
dc.description.abstractA relação cultural e histórica do órgão de tubos com a Igreja e a música sacra acarreta um inegável arquétipo estético e estilístico. Este permeia a produção para o instrumento ainda no século XXI. O objetivo deste trabalho é elucidar os motivos que incitam um compositor brasileiro contemporâneo a escrever para o órgão de tubos, tendo em vista estes aspectos. A metodologia inclui: (1) entrevistas realizadas com nove compositores, (2) análise dos dados coletados, (3) análise da linguagem musical utilizada, e (4) concepções estéticas presentes nas obras. As peças selecionadas foram compostas entre 1985-2005 e encontram-se inseridas no projeto de pesquisa "Repertório brasileiro para órgão: história, análise, apreciação estética e avaliação didática", conduzido por Any Raquel Carvalho (UFRGS). Tem-se como resultado parcial o fato de que apenas três dentre os nove compositores são organistas. Suas obras demonstram conhecimento das especificidades do instrumento, fato importante para o gênero. Para o restante, o órgão não representa o foco de sua produção musical, sendo que a maioria possui apenas uma peça para este instrumento. A análise dos dados das entrevistas será uma contribuição para a situação atual do órgão no Brasilpt_BR
dc.description.abstractOrgan Works in Brazil Today (1990-2005): Why Organ? The cultural and historical relationship of the pipe organ with the Church and sacred music brings about an undeniable aesthetical and stylistic archetype that still permeates the output for this instrument even in the twenty-first century. The purpose of this work is to elucidate the reasons that stimulate a contemporary Brazilian composer to write music for the organ. The methodology includes: (1) interviews with nine composers, (2) analysis of the collected data, (3) analysis of the musical style, and (4) aesthetical conceptions present in the works. The chosen pieces were composed between 1990-2005 and they are studied in more detail in the research project "Brazilian organ music: history, analysis, aesthetical appreciation and didactic evaluation" supervised by Any Raquel Carvalho. Partial results consider the fact that only three out of nine the composers are organists. Nevertheless, their works demonstrate knowledge of specific details of the instrument, an important factor for this genre. For the remaining composers, the organ does not represent the main focus of their musical output -- most of them have composed only one work for this mediumen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOPUS: revista eletrônica da ANPPOM. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Vol 13, n.1 (jan./jun. 2007), 8p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganen
dc.subjectOrgao : Composicao musicalpt_BR
dc.subjectCompositionen
dc.subjectMusica sacra : Brasil : Brasilpt_BR
dc.subjectMusica contemporanea : Brasilpt_BR
dc.subjectSacred Musicen
dc.subjectContemporary Musicen
dc.subjectBrazilian Musicen
dc.titleObras para órgão no Brasil de hoje (1985-2005): por que órgão?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000613761pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples