Influência de conteúdo teórico básico na curva de aprendizado da videocirurgia em estudantes de graduação da medicina veterinária da UFRGS
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A cirurgia minimamente invasiva (CMI) tem se destacado na medicina veterinária devido às suas vantagens, como a utilização de instrumentos de menor diâmetro e câmeras de alta definição, resultando em melhor visualização do campo cirúrgico, incisões reduzidas, menor trauma tecidual e recuperação mais rápida dos pacientes. Assim, o presente estudo investigou a influência do conteúdo teórico prévio na curva de aprendizado da videocirurgia junto a um número de estudantes do curso de graduação em me ...
A cirurgia minimamente invasiva (CMI) tem se destacado na medicina veterinária devido às suas vantagens, como a utilização de instrumentos de menor diâmetro e câmeras de alta definição, resultando em melhor visualização do campo cirúrgico, incisões reduzidas, menor trauma tecidual e recuperação mais rápida dos pacientes. Assim, o presente estudo investigou a influência do conteúdo teórico prévio na curva de aprendizado da videocirurgia junto a um número de estudantes do curso de graduação em medicina veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, empregando simuladores de videocirurgia convencionais. Vinte e quatro alunos de graduação da Faculdade de Veterinária da UFRGS foram distribuídos igualitariamente em quatro grupos. Os grupos A e B consistiram em alunos sem pré-requisitos da disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (TC), ao passo que os grupos C e D eram compostos por alunos que apresentaram o pré-requisito da disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia (TC). Ademais, os grupos B e D foram submetidos à uma aula teórica sobre princípios básicos de videocirurgia previamente à primeira avaliação. A avaliação dos participantes foi realizada por meio das metodologias adaptadas Objective Structured Assessment of Technical Skills (OSATS) e Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) em dois momentos distintos, sendo eles: AV1 – anterior ao treinamento prático e AV2 - ao final das sessões de treinamento. Cada grupo passou por um treinamento básico de videocirurgia em simuladores, com uma carga horária total de cinco horas, divididas em 10 sessões de 30 minutos. Os resultados indicaram que o grupo D apresentou um desempenho superior no parâmetro de conhecimento de instrumental em comparação aos demais grupos. Além disso, os participantes dos grupos C e D demonstraram uma evolução mais significativa na nota prática entre AV1 e AV2 em comparação aos demais grupos. Esses achados sugerem que a aula teórica prévia impacta positivamente a curva de aprendizado, principalmente no quesito de conhecimento de instrumental. Por outro lado, a experiência cirúrgica prévia exerce uma influência positiva mais expressiva no desempenho prático durante a curva de aprendizado em videocirurgia. ...
Abstract
Minimally Invasive Surgery (CMI) is getting highlighted in veterinary medicine due to its advantages, such as the use of smaller instruments and high-definition cameras, resulting in improved visualization of the surgical field, reduced incisions, minimal tissue trauma, and faster patient recovery. This study investigated the influence of a prior theoretical class on the learning curve of videosurgery in veterinary medicine using conventional videosurgery simulators. Twenty-four undergraduate s ...
Minimally Invasive Surgery (CMI) is getting highlighted in veterinary medicine due to its advantages, such as the use of smaller instruments and high-definition cameras, resulting in improved visualization of the surgical field, reduced incisions, minimal tissue trauma, and faster patient recovery. This study investigated the influence of a prior theoretical class on the learning curve of videosurgery in veterinary medicine using conventional videosurgery simulators. Twenty-four undergraduate students from the UFRGS Veterinary School were distributed equaly into four groups. Groups A and B consisted of students without prerequisites in the Surgical Technique and Anesthesiology (TC) discipline, while groups C and D consisted of students who fulfilled the prerequisites of TC discipline. Furthermore, groups B and D additionally received theoretical reinforcement class about the fundamental principles of video surgery prior to the first assessment. The evaluation of the participants skills was conducted using the adapted Objective Structured Assessment of Technical Skills (OSATS) and Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) methodologies at two distinct moments: AV1 - before training and AV2 - at the end of the five-hour training. Each group underwent basic videocirugy training with a total duration of five hours, divided into ten sessions of 30 minutes. Results indicated that Group D shows superior performance in the instrumental knowledge parameter compared to other groups. Furthermore, participants in Groups C and D demonstrated more significant improvement in practical scores between test AV1 and AV2 compared to the other groups. These findings suggest that prior theoretical instruction positively impacts the learning curve, particularly on instrumental knowledge. Furthermore, prior surgical experience demonstrates a more pronounced positive influence on practical performance during the videocirugy learning curve. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Medicina Veterinária.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License