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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorLange, Milenapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-16T05:07:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273682pt_BR
dc.description.abstractA busca pela rentabilização do capital através dos investimentos financeiros vem crescendo consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Segundo dados divulgados pela Valor Investe (2023), a B3 fechou o mês de maio de 2023 com mais de 6 milhões de contas, uma alta de 21,5% em relação ao mesmo período de 2022. Contudo, devido à ampla disponibilidade de fontes de informação neste mercado e à variedade de ofertas com diferentes atributos, a tomada de decisão se torna complexa. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender os fatores que influenciam as decisões e escolhas do consumidor em relação aos investimentos financeiros, que envolvem aplicações e aquisições de produtos por meio de empresas do setor financeiro. Tendo isso em vista, a pesquisa foi organizada em duas etapas, a primeira exploratória de natureza qualitativa, onde foram realizadas 11 (onze) entrevistas em profundidade. A partir das informações coletadas, foi desenvolvido um questionário para a segunda etapa, uma pesquisa quantitativa, que contou com 294 respondentes. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar a influência, em ordem de relevância, de dados do ativo, profissionais de investimentos, casas de análise, amigos, conhecidos e familiares e influenciadores digitais na tomada de decisão no mercado financeiro. Além disso, sobre os atributos determinantes no processo decisório, identificou-se a importância dada à rentabilidade, à reputação da empresa e ao risco na hora de investir. Por fim, a partir de um teste de comparação de médias (ANOVA), foram identificadas diferenças de percepção entre grupos em relação aos fatores de influência nas decisões de investimentos. Notou-se que, para o fator idade, existem diferenças significativas em relação às médias atribuídas entre o grupo dos mais jovens e o dos mais velhos. Indivíduos com mais de 45 anos atribuíram maior importância do que as demais faixas de idade a instituições financeiras e profissionais de investimentos, resultado que também foi evidenciado entre os casados, quando comparados aos solteiros. Em relação ao nível de escolaridade, não foram encontradas diferenças significativas entre as médias e, entre gêneros, apenas um dos fatores, o conhecimento próprio, apresentou essa discrepância, com a maior média sendo registrada entre os homens. Diferenças significativas entre as médias foram encontradas, também, entre o grupo com a maior renda e os demais. Para esses, influenciadores digitais foi o fator que apresentou a maior média entre o grupo com a menor renda, e o conhecimento próprio se destacou como influência nas decisões para o grupo com a maior renda. Sobre o nível de conhecimento, apenas um dos fatores, instituições financeiras, não apresentou diferenças significativas entre as médias. O grupo com alto conhecimento atribuiu maior importância aos dados do ativo e ao conhecimento próprio, enquanto o grupo com baixo conhecimento registrou maiores médias para os fatores amigos, familiares, conhecidos e profissionais de investimentos.pt_BR
dc.description.abstractThe search for capital profitability through financial investments has been growing considerably in the past years in Brazil. According to data released by Valor Investe (2023), B3 closed May 2023 with over 6 million accounts, an increase of 21.5% compared to the same period in 2022. However, due to the wide availability of information sources in this market, decision-making becomes complex. Therefore, the present study aimed to understand the factors that influence consumer decisions and choices in the context of financial investments, which involve applications and acquisitions of products through companies in the financial sector. Considering this, the research was organized in two stages, the first being exploratory in nature, involving 11 in-depth interviews. Based on the information collected, a questionnaire was developed for the second stage, a descriptive quantitative study, which had 294 respondents. Based on the obtained results, it was possible to assess the influence, in order of relevance, of asset data, investment professionals, analysis firms, friends, acquaintances, family members, and digital influencers on decision-making in the financial market. Furthermore, concerning the determining attributes in the decisionmaking process, the importance of profitability, company reputation, and risk in investment decisions was identified. Finally, through an analysis of variance test (ANOVA), differences in perception were identified among groups in relation to influencing factors in investment decisions. Notably, for the factor of age, significant differences in the attributed averages were observed between the younger and older groups. Individuals over the age of 45 assigned greater importance to financial institutions and investment professionals compared to other groups, a result that was similarly evident among married individuals when compared to singles. Regarding educational level, no significant differences were found among the averages, and in terms of gender, only one of the factors, "self-knowledge," exhibited this discrepancy, with the highest average being recorded among men. Significant differences in averages were also identified between the high-income group and the others. For those, digital influencers had the highest average among the low-income group, while self-knowledge stood out as an influential factor for the high-income group. Concerning the level of knowledge, only one factor, "financial institutions," did not show significant differences among the averages. The high-knowledge group assigned greater importance to asset data and self-knowledge, whereas the low-knowledge group registered higher averages for the factors friends, family members, acquaintances, and investment professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectPurchase decision-makingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectSources of influenceen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectFinancial marketen
dc.titleTomada de decisão em investimentos financeiros : análise dos fatores que influenciam o comportamento do investidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197549pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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