Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores-Pereira, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Lucas Nicolettipt_BR
dc.date.accessioned2024-03-16T05:06:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273655pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho investigo, através do método etnográfico-antropológico, os simbolismos presentes nas atividades do Clube de Teatro de Alvorada, explorando significações, práticas e vivências dos participantes. Para isso, realizei uma observação participante acompanhada de uma análise documental/histórica e de entrevistas informais para coletar os dados. A partir da análise do material desse campo foi possível compreender uma rica rede simbólica que permeia o ambiente teatral do Clube, demonstrando camadas de significado e conexões que influenciam tanto as experiências individuais como coletivas. A representação teatral transcende os palcos e adentra as vidas dos atores, revelando uma interseção entre suas histórias pessoais e os personagens que criam. O estudo também contextualiza essas observações com teóricos clássicos da antropologia como Geertz (1989). A conclusão é que o teatro no Clube de Alvorada não é apenas uma forma de arte, mas também um meio poderoso de expressar, transformar e interpretar o mundo.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, I use the ethnographic-anthropological method to investigate the symbolisms present in the activities of the Alvorada Theater Club, exploring the meanings, practices and experiences of the participants. To do this, I carried out participant observation accompanied by documentary/historical analysis and informal interviews to collect the data. By analyzing the material from this field, it was possible to understand a rich symbolic network that permeates the Club's theatrical environment, demonstrating layers of meaning and connections that influence both individual and collective experiences. Theatrical performance transcends the stage and enters the actors' lives, revealing an intersection between their personal stories and the characters they create. The study also contextualizes these observations with classic anthropological theorists such as Geertz (1989). The conclusion is that theater at Clube de Alvorada is not only an art form, but also a powerful means of expressing, transforming and interpreting the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheateren
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectCluben
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectPeripheryen
dc.titleQuando o público reaparece : as redes simbólicas do Coletivo de Teatro Independente Clube de Teatro de Alvoradapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples