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dc.contributor.advisorGuimarães, Rosana Córdovapt_BR
dc.contributor.authorFassina, Antônia Barbozapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:02:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273624pt_BR
dc.description.abstractA relevância da pauta ESG - environmental, social, and corporate governance - é evidente no ambiente acadêmico e corporativo, segundo a revista Exame (2023) 99% dos investidores brasileiros usufruem e investigam os relatórios ESG das empresas na hora de decidir a respeito de um investimento. Ao mesmo tempo, podemos perceber um movimento de ascensão do movimento de slow fashion, ou seja de um processo de produção de moda mais lento. A Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. O presente trabalho busca unir estes dois movimentos importantes que estão cada vez mais em evidência no cenário que vivemos hoje, fazendo uma análise a respeito da estratégia de negócios de moda lenta, no Sul e Sudeste do Brasil, a partir da perspectiva ESG, ou seja, impacto ambiental, social e de governança corporativa. Tendo esse objetivo em vista, foi realizada uma pesquisa com sete empresas das regiões Sul e Sudeste, que possuem sua missão direcionada ao impacto social e ambiental e se enquadram no segmento de vestuário feminino. A partir dessa análise qualitativa exploratória em profundidade foi possível conhecer mais a respeito das práticas de impacto ambiental, social e de governança corporativa de cada marca, para além de seu posicionamento e das tendências e dificuldades observadas no mercado de slow fashion. O resultado da análise permitiu elencarmos as melhores práticas com relação a cada pilar do termo ESG quando se fala em moda sustentável. Para além disso, a análise qualitativa em profundidade realçou os principais desafios e tendências do mercado de slow fashion no Brasil. Portanto, o presente trabalho traz dados importantes para futuros empreendedores no mercado, atuais proprietários de marcas e comunidade acadêmica interessada em compreender a dinâmica do mercado de Slow Fashion, a partir da perspectiva ESG.pt_BR
dc.description.abstractThe relevance of the ESG agenda - environmental, social, and corporate governance - is evident in the academic and corporate environment. According to Exame magazine (2023), 99% of Brazilian investors use and investigate companies' ESG reports when deciding on an investment. At the same time, we can see a rise in the slow fashion movement, i.e. a slower fashion production process. The Economist Intelligence Unit (EIU) points out that internet searches for sustainable products have grown by 71% in the last five years. This work seeks to unite these two important movements that are increasingly in evidence in the current scenario, by analyzing the business strategy of slow fashion in the South and Southeast of Brazil from an ESG perspective, i.e. environmental, social and corporate governance impact. With this objective in mind, a survey was carried out with seven companies in the South and Southeast regions, whose mission is focused on social and environmental impact and which fall within the women's clothing segment. From this in-depth exploratory qualitative analysis, it was possible to find out more about the environmental, social and corporate governance practices of each brand, in addition to their positioning and the trends and difficulties observed in the slow fashion market. The result of the analysis allowed us to list the best practices in relation to each pillar of the term ESG when it comes to sustainable fashion. In addition, the in-depth qualitative analysis highlighted the main challenges and trends in the slow fashion market in Brazil. Therefore, this work provides important data for future entrepreneurs in the market, current brand owners and the academic community interested in understanding the dynamics of the Slow Fashion market from an ESG perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSlow Fashionen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectESGen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectBusiness strategyen
dc.subjectEstratégias de negóciospt_BR
dc.subjectCorporate social responsibilityen
dc.titleAnálise estratégica de negócios slow fashion a partir da perspectiva ESGpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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