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dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Cristiano Moura dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:01:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273609pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o impacto da pandemia de COVID-19 nas estratégias de marketing digital de empresas do setor alimentício em Porto Alegre. A pesquisa revelou que a pandemia alterou profundamente as práticas de comunicação e interação com o público, levando as empresas a adaptarem suas estratégias de marketing digital. A maioria das empresas entrevistadas destacou o Instagram como a principal plataforma de marketing digital, seguida pelo WhatsApp e Google. A utilização de anúncios pagos, quando realizada de forma estratégica, mostrou-se eficaz, especialmente para negócios de delivery. A terceirização de serviços de gestão do Instagram também foi comum e bem avaliada pelas empresas. O estudo ressaltou a importância da criação de conteúdo original e da segmentação de público para o sucesso das estratégias de marketing digital. A pesquisa oferece insights valiosos para gestores e profissionais interessados em compreender como o marketing digital pode ser uma ferramenta fundamental em tempos de crise e transformação. Futuros trabalhos podem explorar questões semelhantes em diferentes setores e nichos de mercado em Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractThe present study analyzed the impact of the COVID-19 pandemic on the digital marketing strategies of companies in the food sector in Porto Alegre. The research revealed that the pandemic profoundly altered communication and interaction practices with the audience, leading companies to adapt their digital marketing strategies. Most interviewed companies highlighted Instagram as the primary digital marketing platform, followed by WhatsApp and Google. The strategic use of paid advertising proved to be effective, especially for delivery businesses. The outsourcing of Instagram management services was also common and well-rated by companies. The study emphasized the importance of creating original content and audience segmentation for the success of digital marketing strategies. The research offers valuable insights for managers and professionals interested in understanding how digital marketing can be a fundamental tool in times of crisis and transformation. Future studies may explore similar issues in different sectors and market niches in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectCommunication strategiesen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectFood sectoren
dc.subjectSmall and medium-sized enterprisesen
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.titleImpacto da pandemia na transformação digital em micro e pequenas empresas do setor alimentício de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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