A percepção de alunos da Escola de Administração/UFRGS em fase final de graduação acerca do home office como modelo de trabalho organizacional
dc.contributor.advisor | Guimarães, Rosana Córdova | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Igor Cristiano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T05:01:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273607 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como propósito analisar a percepção de alunos em fase final de graduação da escola de administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca do home office como modelo de trabalho organizacional. Home Office é uma vertente de teletrabalho em que o trabalhador exerce suas funções em domicilio. A adoção deste modelo de trabalho por parte das empresas foi potencializada durante período de isolamento social, medida recomendada pela Organização das Nações Unidades (ONU) em março do ano de 2020, buscando atenuar a propagação do vírus SARS-COV-2 (Watanabe, 2020). Para o alcance dos objetivos geral e específicos do trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, utilizando técnica de grupo focal, através de uma amostra de alunos. Para o Focus Group, foi utilizado roteiro como instrumento de apoio durante a mediação, contendo, como tópicos levantados os elementos de maior presença em abordagens sobre implicações do modelo home office como forma de trabalho organizacional: Controle; produtividade; sentimento de pertencimento (Bento, 2022; Menna, 2008). Como resultados, constatou-se que os alunos pesquisados percebem-se com predileção pelo modelo de trabalho Home Office somente quando este está aliado ao modelo de trabalho presencial, configurando-se na vertente de modelo híbrido. Destacaram-se também segundo a percepção dos alunos, o papel da gestão como peça-chave para compreensão da relação de controle no home office. Quanto a relação produtividade, os resultados apresentaram que os alunos percebem um melhor desenvolvimento do trabalho quando este é realizado no formato híbrido, o qual os desperta motivação devido a sua flexibilidade que permite maior gerenciamento do trabalho. Os participantes da amostra demonstraram que a potencialização do aprendizado, e consequentemente, melhor produtividade é percebida através da proximidade física entre colegas e gestores. A presença física em um mesmo ambiente de trabalho foi associada diretamente ao pertencimento, segundo percepção dos alunos, que destacaram nas relações presenciais entre colegas e gestores aspecto fundamental para alcance deste sentimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the perception of students in the final phase of graduation at the School of Administration (EA) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) about the home office as a model of organizational work. Home Office is a branch of telework in which the worker performs his duties at home. The adoption of this work model by companies was enhanced during the period of social isolation, a measure recommended by the United Nations (UN) in March 2020, seeking to mitigate the spread of the SARS-COV-2 virus (Watanabe, 2020). In order to achieve the general and specific objectives of the work, an exploratory research was carried out, using the focus group technique, through a sample of students. For the Focus Group, it was used as a support tool during the mediation, containing, as topics raised, the elements of greater presence in the approaches on the implications of the home office model as a form of organizational work: Control; productivity; sense of belonging (Bento, 2022; Menna, 2008). As a result, I found that the students surveyed perceive a preference for the Home Office work model only when combined with the face-to-face work model, configuring it as a hybrid model. According to the perception of two students, the role of management will also be highlighted as a fundamental part of understanding the control relationship in the home office. With regard to the productivity ratio, the results show that some students perceive a better development of work when it is carried out in a hybrid format, or when it arouses motivation due to its flexibility, which allows for better work management. The sample participants demonstrated that the apprentice's empowerment and, consequently, better productivity is perceived through the physical proximity between colleagues and superiors. Physical presence in the same work environment was directly associated with belonging, according to the perception of two students, who highlighted the face-to-face relationship between colleagues and management, a fundamental aspect to achieve this feeling. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject | Home office | en |
dc.subject | Implications of the Home Office | en |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Home Office work template | en |
dc.subject | Organização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Graduation student | en |
dc.subject | Administrators | en |
dc.title | A percepção de alunos da Escola de Administração/UFRGS em fase final de graduação acerca do home office como modelo de trabalho organizacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194208 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3216)