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dc.contributor.advisorSilveira, Cleo Schmittpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:01:04Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273591pt_BR
dc.description.abstractA inflação no Brasil tem sido motivo de grande preocupação nos últimos anos e em meio a esse cenário econômico desafiador, o grupo alimentação e bebidas tem se destacado como um dos principais responsáveis pelo aumento dos índices inflacionários, especialmente em virtude de sua relevância na cesta de consumo dos brasileiros. Essa situação gera mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores reavaliem suas escolhas e prioridades, buscando formas de adaptar-se à realidade econômica adversa. Diante desse contexto, essa pesquisa tem o objetivo de compreender os impactos gerados pela inflação nos hábitos de consumo da cesta básica da população de baixa renda de Porto Alegre. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, a partir das quais foi possível analisar as experiências, percepções e comportamentos dos entrevistados em relação ao tema de estudo e identificar as principais mudanças comportamentais que os consumidores adotaram para enfrentar a inflação. Os resultados mostraram que os consumidores agora dedicam mais tempo à pesquisa de preços e demonstram uma flexibilidade maior nas compras, indicando uma consciência financeira crescente e uma busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis. Além disso, há uma clara valorização dos produtos essenciais e uma inclinação à produção dos alimentos caseiros.pt_BR
dc.description.abstractInflation in Brazil has been a matter of great concern in recent years and amid this challenging economic scenario, the food and beverage group has stood out as one of the main responsible for the increase in inflationary indices, especially due to its relevance in the consumption parcel of Brazilians. This situation generates changes in consumption habits, causing consumers to re-evaluate their choices and priorities, seeking ways to adapt to the adverse economic reality. In this context, this research has the objective to understand the impacts generated by inflation on the consumption habits of the basic food parcel of the low-income population of Porto Alegre. The research was conducted through in-depth interviews, from which it was possible to analyze the experiences, perceptions and behaviors of the interviewees in relation to the subject of study and to identify the main behavioral changes that consumers have adopted to face inflation. The results showed that consumers now dedicate more time to price research and demonstrate greater flexibility in purchases, indicating a growing financial awareness and a search for more economical and sustainable alternatives. In addition, there is a clear appreciation of essential products and an inclination to produce homemade food.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInflaçãopt_BR
dc.subjectInflationen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectBasic food parcelen
dc.subjectHábitos de consumopt_BR
dc.subjectConsumption habitsen
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleImpactos da inflação da cesta básica nos hábitos de consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194010pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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