Ações de treinamento e desenvolvimento e sua contribuição para o desenvolvimento profissional de trabalhadores digitais
dc.contributor.advisor | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Stumpf, Érica Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T05:00:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273582 | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto de transformação digital se mostra presente nos principais setores econômicos atualmente, resultando em mudanças significativas no mercado de trabalho. Novas profissões surgem para suprir demandas digitais e, ligadas a estas, desafios no campo de gestão de pessoas com objetivos de entender e atender profissionais inseridos neste novo ambiente. O objetivo deste estudo é analisar como as ações de Treinamento e Desenvolvimento trazem contribuições para o processo de desenvolvimento profissional de trabalhadores digitais, auxiliando gestores nesta demanda emergente. Inseridos na categoria de novos profissionais apresentada, o trabalhador digital é aquele que desenvolve um serviço ou produto de maneira inteiramente digital, desde a execução até a entrega. A revisão de literatura realizada reforça o contexto de mudanças e aborda os termos de Desenvolvimento Profissional e Treinamento e Desenvolvimento aplicados ao mercado digital, salientando as peculiaridades dos processos quando estão próximos ao ambiente tecnológico. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com nove trabalhadores digitais, com intuito de compreender quais as ações e experiências mais efetivas e relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Considerando isto, as conclusões obtidas mostram que estes trabalhadores qualificam as ações informais de aprendizagem como as de maior relevância e as que mais contribuíram para seu desenvolvimento, citando experiências com desafios e em posição de professor como destaques. Algumas metodologias organizacionais de treinamento também foram apontadas como importantes, como o processo de socialização e integração, o onboarding, e as trilhas de certificação de atualização e especialização. Por fim, também foi possível identificar que os processos formais de educação, como a graduação, tiveram importância para o ingresso na carreira, mas não agregaram em conhecimentos para o exercício da profissão. | pt_BR |
dc.description.abstract | The digital transformation context is currently present in the main economic segments, resulting in significant changes in the job market. New jobs appear to cover digital demands and, linked to these, challenges in the people management area aiming to understand and support workers in this new environment. The purpose of this study is to analyze how Training and Development actions contribute to the professional development process of digital workers, providing assistance to managers in this emerging demand. As part of the category of new professionals presented, digital workers are those who develop a service or product entirely digitally, from execution to delivery. The literature review reinforces the context of changes and discusses the Professional Development and Training and Development terms applied to the digital market, highlighting the peculiarities of the processes when they are close to the technological environment. For the research, in-depth interviews were conducted with nine digital workers, in order to understand which actions and experiences were most effective and relevant for their professional development. Considering this, the findings show that these workers consider informal learning actions as the most relevant and the ones that most contributed to their development, highlighting experiences with challenges and in a teaching position. Some organizational training methodologies were also mentioned as important, such as the socialization and integration process, the onboarding, and the certification trails for updating and specialization. In addition, it was also possible to identify that formal education processes, such as graduation, were important for entering the career, but did not contribute to knowledge for professional practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Digital work | en |
dc.subject | Training & development | en |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Treinamento profissional | pt_BR |
dc.subject | Professional development | en |
dc.subject | Digital jobs | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.title | Ações de treinamento e desenvolvimento e sua contribuição para o desenvolvimento profissional de trabalhadores digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194023 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Administração (3140)