Modelos pedagógicos nos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRGS
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que d ...
Este trabalho buscou descobrir quais modelos pedagógicos estão sendo descritos em práticas pedagógicas de Ciências e Biologia relatadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicados entre 2014 e 2018. Para tanto, analisamos qualitativamente 102 TCCs. Com base na análise de conteúdo, os TCCs foram primeiramente categorizados segundo as temáticas gerais estudadas, e, no segundo momento, os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas foram analisados e categorizados conforme os modelos pedagógicos subjacentes. Do total de 102 TCCs, 17 trabalhos se enquadraram na categoria Práticas Pedagógicas (PP). A segunda categorização mostrou que os modelos Construtivista e Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) foram os mais frequentemente aplicados, com aproximadamente 40% e 30% da amostra, respectivamente. Os modelos Parcialmente Tradicional e Sociocultural também apareceram, em menor proporção, cada um com aproximadamente 12%. A vasta maioria dos TCCs buscou afastar-se das práticas relacionadas ao Modelo Tradicional, considerado problemático, obtendo diferentes graus de sucesso em aplicar os preceitos pretendidos. A análise revela desafios na fundamentação teórica e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas pelos professores em formação, apesar da convicção generalizada na importância das abordagens críticas, inovadoras e problematizadoras. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License