Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLahorgue, Mario Lealpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Gustavo Leal de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-09T05:03:30Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273202pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) através de aspectos sociais (perfil do ciclista porto alegrense), estruturais (rede cicloviária existente) e políticos (Leis de ordem federal e municipal); evidenciando a segregação socioespacial da região Sul de Porto Alegre. Para entender os mecanismos que resultaram na atual configuração cicloviária da cidade, foram discutidos os principais elementos conjunturais, como as tendências rodoviaristas brasileiras, que junto às mudanças legislativas municipais criam um cenário em que as políticas públicas de mobilidade urbana por bicicleta encontram grandes dificuldades em serem plenamente implementadas e se tornarem efetivas. Com o intuito de enriquecer a análise proposta, foram elaboradas análises espaciais que buscaram identificar os bairros menos contemplados por ciclovias, assim como quais foram as tendências de construção de infraestrutura cicloviária nos últimos 14 anos. A partir dos resultados obtidos, que indicam a falha de diferentes gestões da Prefeitura de Porto Alegre em executar o PDCI e promover mobilidade urbana através da bicicleta, é discutido quem são os agentes construtores de espaço urbano e a quais interesses eles estão vinculados. Do conflito de interesses apresentado acerca da construção de infraestrutura urbana, é resgatado o direito à cidade enquanto luta para promoção de um espaço democrático, que atende às necessidades e interesses dos cidadãos, não do capital imobiliário.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the Integrated Bicycle Master Plan (PDCI) through social aspects (profile of the Porto Alegre cyclist), structural (existing bicycle lanes) and political (federal and municipal laws); highlighting the socio-spatial segregation of Porto Alegre’s Southern region. To understand the mechanisms that resulted in the city’s current bicycle lanes configuration, the main conjunctural elements were discussed, such as Brazilian road and automotive trends, which together with Porto Alegre’s legislative changes, create a scenario in which public policies for urban mobility by bicycle find great difficulties in being fully implemented and becoming effective. In order to enrich the proposed analysis, spatial analyses were elaborated to identify the neighborhoods least contemplated by bike lanes, as well as what were the trends of construction of bicycle infrastructure in the last 14 years. From the results obtained, which indicate the failure of different administrations of the Porto Alegre City Hall to execute the PDCI and promote urban mobility through the bicycle, it is discussed who are the agents constructing urban space and to which interests they are aligned. From the conflict of interests presented about the construction of urban infrastructure, the right to the city is rescued as a dispute for the promotion of a democratic space, which meets the needs and interests of citizens, not real estate capital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRight to the cityen
dc.subjectSegregação urbanapt_BR
dc.subjectBicycleen
dc.subjectSocio-spatial segregationen
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectPlano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI)pt_BR
dc.subjectCiclistaspt_BR
dc.titleAnálise da implementação do plano diretor cicloviário integrado de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198077pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem