Show simple item record

dc.contributor.advisorKühn, Daniela Diaspt_BR
dc.contributor.authorJesus, Luiza Krise dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T05:00:41Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272976pt_BR
dc.description.abstractAs pressões estéticas às quais os agentes estão socialmente expostos podem ser percebidas como tendo efeitos econômicos assimétricos sobre mulheres e homens. De forma geral, podem-se notar diferenças no padrão de consumo e na racionalidade dos agentes econômicos, já que estes agem não necessariamente seguindo a lógica Microeconômica clássica, que analisa a curva de utilidade de uma cesta de bens. De maneira pormenorizada, é possível analisar de que maneira a pressão estética influencia na variável de renda e, consequentemente, como esta influencia a inserção das mulheres nos diferentes processos produtivos da economia. Este trabalho se estrutura sobre esses tópicos e utiliza uma metodologia baseada na abordagem qualiquantitativa, fazendo uso de levantamento histórico da teoria econômica seguido por um questionário de autoria própria. Esses mecanismos, aliados ao uso de conceitos desenvolvidos pela Economia Feminista e de uma análise centralizada em gênero, possuem como objetivo discutir de que forma os ideais de beleza e, consequentemente, a pressão social e o mercado de estética, influenciam o padrão de comportamento consumidor de mulheres e homens e vice-versa. Os resultados encontrados no questionário, aliados aos dados referentes ao mercado da estética no Brasil, permitem concluir que as mulheres sentem mais fortemente a pressão social sobre a questão de beleza e que estas são o principal público-alvo desse braço do mercado, sofrendo mais fortemente essa violência de gênero quando comparadas com a percepção masculina sobre o assunto.pt_BR
dc.description.abstractThe aesthetic pressures to which individuals are socially exposed can be perceived as having asymmetrical economic effects on women and men. In general, differences in consumption patterns and the rationality of economic agents can be observed, as they do not necessarily act in accordance with classical Microeconomic logic, which analyzes the utility curve of a basket of goods. In detail, it is possible to analyze how aesthetic pressure influences variables such as income and, consequently, how it affects the integration of women into different productive processes of the economy. This work is structured around these topics and uses a methodology based on a qualiquantitative approach, employing a historical survey of economic theory followed by a self-authored questionnaire. These mechanisms, combined with concepts developed by Feminist Economics and an analysis focused on gender, aim to discuss how beauty ideals and, consequently, social pressure and the beauty market influence the consumer behavior patterns of women and men, and vice versa. The questionnaire results, along with data related to the beauty market in Brazil, lead to the conclusion that women feel the social pressure on beauty more strongly, and they are the primary target audience for this sector of the market, experiencing this gender-based violence more intensely compared to the male perception of the issue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia feministapt_BR
dc.subjectAesthetic standarden
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminist economicsen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectBeauty marketen
dc.subjectConsumption patternen
dc.titleOs diferentes valores que a beleza assume : comparação dos efeitos dos padrões estéticos entre homens e mulherespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197671pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record