Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Tiago Garciapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T04:36:51Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272885pt_BR
dc.description.abstractNo ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractIn the teaching of Geography, as well as in other curricular components, there are several challenges today in relation to pedagogical practices. Classroom teaching needs to be rethought and reinvented day after day, keeping pace with an increasingly digital, technological and creative world that is rapidly transforming. The teacher often uses a book, a board, a map as a pedagogical resource and often has to compete with a cell phone and a completely technological world that attracts more students' attention. With this in mind, the use of pedagogical devices such as games in the classroom can stimulate and attract more students' attention to Geography classes. Today there are several games, both in digital and physical format, that do not require computers or access to the internet. This work aims to exemplify and reflect on the use of some games in the classroom, in addition to analyzing their application in an elementary school class. We will use two examples of traditional games, in physical format, and analyze the results of this pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectPedagogical gamesen
dc.subjectTeaching/learningen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectDidactic resourceen
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleA Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197599pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples