A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Costella, Roselane Zordan | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Tiago Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T04:36:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272885 | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino da Geografia, assim como também em outros componentes curriculares, há diversos desafios na atualidade em relação às práticas pedagógicas. A didática em sala de aula precisa ser repensada e reinventada dia após dia, acompanhando um mundo cada vez mais digital, tecnológico e criativo que se transforma rapidamente. O professor, muitas vezes, tem como recurso pedagógico o livro, o quadro, algum mapa e de forma recorrente precisa competir com o celular e com um mundo totalmente tecnológico que atrai mais a atenção dos alunos. Pensando nisso, o uso de dispositivos pedagógicos como jogos em sala de aula pode estimular e atrair mais a atenção dos estudantes para as aulas de Geografia. Hoje existem diversos jogos, tanto em formato digital, quanto físico, que não requer computadores ou acesos à internet. Esse trabalho pretende exemplificar e refletir sobre a utilização de alguns jogos em sala de aula, além de analisar a aplicação dos mesmos em uma turma do ensino fundamental. Utilizaremos dois exemplos de jogos tradicionais, em formato físico e analisaremos o resultado obtidos com essa prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the teaching of Geography, as well as in other curricular components, there are several challenges today in relation to pedagogical practices. Classroom teaching needs to be rethought and reinvented day after day, keeping pace with an increasingly digital, technological and creative world that is rapidly transforming. The teacher often uses a book, a board, a map as a pedagogical resource and often has to compete with a cell phone and a completely technological world that attracts more students' attention. With this in mind, the use of pedagogical devices such as games in the classroom can stimulate and attract more students' attention to Geography classes. Today there are several games, both in digital and physical format, that do not require computers or access to the internet. This work aims to exemplify and reflect on the use of some games in the classroom, in addition to analyzing their application in an elementary school class. We will use two examples of traditional games, in physical format, and analyze the results of this pedagogical practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical games | en |
dc.subject | Teaching/learning | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Didactic resource | en |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | A Importância do uso de jogos nas aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001197599 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Geografia (483)