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dc.contributor.advisorPavão, Caterina Marta Groposopt_BR
dc.contributor.authorNiches, Shaiane Oliveira de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:59:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272473pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar a contribuição do Projeto Passaporte para o Futuro no desenvolvimento da escrita de pessoas privadas de liberdade. O projeto Passaporte para o Futuro foi idealizado pelo Banco de Livros de Porto Alegre/RS e atua em todas as unidades prisionais do estado. Discorre sobre as leis que versam sobre remição de pena, a falta de bibliotecas prisionais e a importância dos projetos de leitura e escrita. Trata de um estudo de natureza básica, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório utilizando-se da pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Apresenta entrevista com a bibliotecária responsável pelo Projeto e utiliza dados fornecidos pela Superintendência dos Serviços Penitenciários e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Descreve informações sobre o livro Vozes de um Tempo e dados do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade. Conclui-se que o Projeto contribui positivamente para o desenvolvimento da escrita de pessoas custodiadas, além de possibilitar a recuperação de sua identidade.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to present the contribution of the "Passport to the Future" Project to the development of writing skills among incarcerated individuals. The "Passport to the Future" project was conceived by the Book Bank of Porto Alegre/RS and operates in all state prison units. The paper discusses the laws pertaining to sentence remission, the lack of prison libraries, and the importance of reading and writing projects. The study adopts a basic nature, employing a qualitative approach with a descriptive and exploratory character, utilizing bibliographic research as the technical procedure. An interview was conducted with the librarian responsible for the Project, and data provided by the Superintendence of Penitentiary Services and the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira were utilized. Information regarding the book "Voices from a Time" and data from the National High School Exam for Incarcerated Individuals were obtained. It is concluded that the Project makes a positive contribution to the development of writing skills among incarcerated individuals, while also facilitating their process of identity recovery.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBook Banken
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectPrison librariesen
dc.subjectBiblioteca prisionalpt_BR
dc.subjectReading projectsen
dc.subjectPassport to the futureen
dc.subjectWriting in incarcerationen
dc.titleA contribuição do projeto passaporte para o futuro no desenvolvimento da escrita de pessoas privadas de liberdadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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