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dc.contributor.authorCavedon, Neusa Rolitapt_BR
dc.contributor.authorCastilhos, Rodrigo Bisogninpt_BR
dc.contributor.authorBiasotto, Livia Donidapt_BR
dc.contributor.authorCaballero, Indira Nahomi Vianapt_BR
dc.contributor.authorStefanowski, Fabiana de Limapt_BR
dc.date.accessioned2011-01-04T04:21:02Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0104-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27236pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.pt_BR
dc.description.abstractOur paper aims to study the behavior of consumption of book collectors. Through ethnography we investigate the world of the bibliophiles that frequent two second-hand bookstores in the city of Porto Alegre. The fieldwork has revealed some aspects that go beyond a utilitarian approach of goods acquisition and usage. Our analysis is based on previous works in Consumer Behavior and Anthropology of Consumption. This framework has permitted us to access a universe of consumption, which include male sociability, obsessive consumption, and the building of an identity through the consumption. The main contribution of this paper lies in the analysis of one extreme way of consumption, which can help us to understand some aspects of consumption in contemporary society, especially the symbolic proprieties of goods and the process of appropriation of goods in their moving from production to consumption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollectionismen
dc.subjectConsumo : Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectConsumo : Aspectos sociaispt_BR
dc.titleConsumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegrept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000646402pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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