Uma análise das relações entre desinformação e competência crítica da informação : um estudo bibliométrico
dc.contributor.author | Wendt, Lucas George | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Jussara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T05:02:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-1640 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272245 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio de um estudo bibliométrico, esta pesquisa busca analisar a ocorrência dos temas “desinformação” e “competência crítica em informação” nos estudos sobre competências na Ciência da Informação. O referencial teórico articula conceitos relacionados aodesenvolvimento da competência crítica em informação e também sobre o tema da desinformação. Buscando atrelar os conhecimentos teóricos a partir da literatura científica estudada, é realizada uma pesquisa na Brapci -Base de Dados em Ciência da Informação-que aponta baixa incidência dos temas competência crítica em informação e desinformação nos estudos em competências na CI. Foram analisadas as palavras-chave, os resumos, os títulos, as autorias, os periódicos e as publicações ao longo do tempo nos documentos citantes. Foram recuperados 2.514 trabalhos. Com a análise realizada neste trabalho, podemos concluir que os temas "desinformação" e "competência crítica em informação" estão começando a ser explorados na pesquisa sobre competências na Ciência da Informação e, consequentemente, no campo da CI como um todo. Além disso, é importante notar que esses termos estão sendo mencionados em conjunto, embora de forma limitada. Essa relação indica uma aproximação entre esses temas, o que pode indicar a competência crítica em informação como uma ferramenta de resistência à desinformação. | pt_BR |
dc.description.abstract | With a bibliometric study, this research analyzesthe occurrence of the subjects “disinformation” and “critical information literacy” in studies on literacy in Information Science. The theoretical framework articulates concepts related to critical information literacy and disinformation. Seeking to link the theoretical knowledge from the studied scientific literature, researchis carried out in Brapci -which points out the low incidence of these two central subjects in this analysis (critical information literacy and disinformation) in studies on competences in the IS. Keywords, abstracts, titles, authors, journals, and publications over time of the citing documents were analyzed. 2,514 papers were retrieved. With the analysis carried out in this work, we can conclude that the themes "disinformation" and "critical information literacy" are beginning to be explored in research on competencies/literacies in Information Science, and consequently, in the field of IS as a whole. Also, it is important to note thatthese terms are being used together, albeit in a limited way. This relationship indicates an approximation between these themes, which can lead to the development of more research and advances in this area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazilian Journal of Information Science: research trends. Marília, SP: UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências. Vol. 18 (2024), e024003 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Disinformation | en |
dc.subject | Desinformação | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Critical information literacy | en |
dc.subject | Information Science | en |
dc.title | Uma análise das relações entre desinformação e competência crítica da informação : um estudo bibliométrico | pt_BR |
dc.title.alternative | An analysis of the relations between disinformation and critical information competencies in studies relatedto competencies : a bibliometric study | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001196650 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40304)Applied and Social Sciences (4126)