Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Maurício de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T04:57:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272161pt_BR
dc.description.abstractO uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), mais precisamente a Internet e a Web, tem influenciado o comportamento informacional de uma parcela significativa da população brasileira. Um dos fenômenos gerados a partir da apropriação social das TIC é a formação de comunidades virtuais no ciberespaço. Nessas comunidades, os fluxos de informação são constantes e, muitas vezes, superam o que ocorre nas interações presenciais. Para demonstrar como o comportamento informacional se manifesta nas comunidades virtuais do ciberespaço, foi selecionado como campo de pesquisa o grupo de interesses SEER: OJS in Brazil do SRS Facebook. Por meio da netnografia, um método de pesquisa desenvolvido para o estudo de comunidades virtuais, o estudo buscou identificar os comportamentos de busca, uso e compartilhamento da informação encontrados na comunidade, analisar as motivações dos membros para a busca, o uso e compartilhamento da informação e identificar os papéis desempenhados pelos participantes nos fluxos de informação observados. A análise dos dados revelou que o comportamento informacional predominantena comunidade é o compartilhamento da informação; que os tipos de informação compartilhados abrangem diferentes aspectos da prática científica, com ênfase nos periódicos científicos; que alguns participantes utilizam a comunidade para buscar informações relativas ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e que os participantes da comunidade alimentam os fluxos de informação de diferentes formas. Por fim, conclui-se que as comunidades virtuais são espaços interessantes para a realização de pesquisas sobre comportamento informacionalna área da Ciência da Informação.pt_BR
dc.description.abstractThe use of information and communication technologies (ICT), specifically the Internet and the Web, has influenced the information behavior of a significant portion of the Brazilian population. One of the phenomena generated from the social appropriation of ICTs is the formation of virtual communities in cyberspace. In these communities,the information flows are constant and often surpass what happens in classroom interactions. To demonstrate how the information behavior is manifested in virtual cyberspacecommunities, the group of interests SEER: OJS in Brazil from SNS Facebook was selected as a research field. Using netnography, a research method developed to study virtual communities, the aim of this study was to identify information seeking behavior, information use behavior, and information sharing in the community, analyze the members’ motivations to seeking, use and information sharing, and identify the roles played by participants in the information flows observed. Data analysis revealed that (I) thepredominant information behavior in the community is the information sharing, (II) the types of shared information comprise different aspects of scientific practice with emphasis on scientific journals, (III) some members use the community to seek information on SEER and (IV) community participants feed information flows in different ways. To conclude, virtual communities are interesting places to research information behavior in Information Science.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBiblionline. João Pessoa, PB : UFPB. Vol. 12, n. 3 (jul./set. 2016), p. 112-125pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation seeking behaviores
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectInformation use behaviores
dc.subjectInformation sharinges
dc.subjectVirtual communitieses
dc.subjectSocial network siteses
dc.subjectNetnographyes
dc.titleComportamento informacional em comunidades virtuais : um estudo etnográfico do grupo de interesses SEER/OJS in Brazil do Facebookpt_BR
dc.title.alternativeInformation behavior in virtual communities : a netnography study of Facebook group SEE OJS in Braziles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194265pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples