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dc.contributor.advisorSilva, Letícia Medeiros dapt_BR
dc.contributor.authorD'Avila, Ana Elize Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272132pt_BR
dc.description.abstractEm face dos recentes estímulos ao desenvolvimento de padrões gerenciais, observa-se mudanças de paradigma em auditorias internas governamentais de Instituições Federais de Ensino (IFE), com incentivo ao desenvolvimento de atividades direcionadas para agregar valor. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que influenciam na agregação de valor das atividades desempenhadas, conforme a percepção dos profissionais de auditoria interna de IFE. Esta pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e survey, e a população foi composta por integrantes de auditoria interna de 104 IFE. Aplicou-se um questionário via Google Forms, encaminhado por e-mail e por mensagem via WhatsApp, no período de 20 de junho a 9 de julho de 2021, com retorno de 121 respostas válidas. Foram utilizados o software SPSS e a regressão logística para a análise de variáveis. Os resultados mostraram que 90% dos respondentes perceberam que as atividades de auditoria interna agregam valor para a organização. Os fatores "qualidade dos trabalhos de auditoria interna" e "avaliar a eficácia da gestão de riscos" demonstraram resultados significativos, indicando que promoviam aumento de probabilidade de profissionais de Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) perceberem que suas atividades agregam valor à organização. Esses achados reforçam a importância de executar ações, com vistas a conferir qualidade na prestação de serviços, bem como indicam novas possibilidades de atuação em gestão de riscos. O estudo contribui para aprimorar conhecimentos acerca da agregação de valor no setor público e da auditoria interna governamental, com o intuito de entregar melhores serviços à sociedade em geral.pt_BR
dc.description.abstractIn the light of the recent stimuli for the managerial standards development, paradigm shifts are observed in internal government audits from Federal Educational Institutions (FEI), with an incentive for the growth of activities towards adding value. This study aimed to identify the factors that influence the value aggregation in their activities according to the perception of internal audit professionals from FEI. This study is classified as quantitative, descriptive and survey, and the population was composed by internal auditors from 104 FEI. A questionnaire was applied via Google Forms, forwarded by email and by WhatsApp message, in the period from June 20 to July 9, 2021, with return of 121 valid replies. SPSS software and logistic regression model were used for the analysis of variables. The results showed that 90% of respondents realized that internal audit activities add value to the organization. The factors "quality of internal audit work" and "assessing the effectiveness of risk management" demonstrated significant results, indicating that they promoted an increase in the probability of professionals of Internal Governmental Audit Units (IGAIs) perceive that their activities add value to the organization. These findings reinforce the importance of carrying out actions, with a view to conferring quality in services provisions, as well as indicating new possibilities for acting on risk management. The study contributes to improving knowledge about value aggregation in the public sector and government internal audit, in order to deliver better services to society in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.subjectInternal auditen
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectFederal educational institutionsen
dc.subjectAdding valueen
dc.titleFatores de influência na agregação de valor das atividades de auditoria interna de instituições federais de ensino : percepção dos profissionaispt_BR
dc.title.alternativeInfluence factors in the value aggregation of the internal audit activities of federal educational institutions : perception of professionalsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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