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dc.contributor.advisorSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.contributor.authorCarniel, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:01:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272124pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar as estratégias da Lojas Renner S.A, C&A e Riachuelo no mercado do varejo de vestuário no Brasil. Essas empresas participam do mercado, distinguindo-se entre si por meio da oferta de produtos ou serviços diferenciados. A produção têxtil no Brasil é diversificada e abrange uma variedade de segmentos, além de empregar milhares de brasileiros, o setor dá um faturamento significativo ao país. No setor de varejo do vestuário, algumas grandes empresas exercem um papel expressivo, oferecendo produtos com informação de moda aos consumidores. No cenário brasileiro, as três principais empresas em destaque são: Lojas Renner S.A, C&A e Riachuelo, representada pelo Grupo Guararapes. Elas são responsáveis por uma parcela do mercado de moda no país, e compõem um cenário de concorrência monopolística. A Shein, uma empresa estrangeira, tornou-se rapidamente popular no Brasil e em outros países, principalmente pela sua estratégia de marketing eficaz e preços competitivos, mas a sua maior força está no e-commerce, oferecendo uma experiência de compra online muito acima do padrão, assim podendo ser um fator desafiador competitivamente ao mercado brasileiro. Nesse sentido, além dos desafios econômicos nacionais da tríade em análise entre si, como a competição pelo mercado, protagonismo, crescimento, avanço, há um novo desafio internacional, das “campeãs nacionais” frearem a grande onda das fast fashions chinesas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to study the fashion retail market strategies in Brazil, by analyzing three big companies named Lojas Renner S.A, C&A and Riachuelo. These companies distinguish themselves by offering different products to their customers. Textile industry, in Brazil, embraces many market segments, employs thousands of Brazilians, and shows a big revenue to the country. In fashion retail, some big companies hold a responsibility to offer products with fashion information. In Brazil's scenario, the spotlight is on: Lojas Renner S.A, C&A and Riachuelo, represented by Grupo Guararapes. Those businesses are responsible for part of the fashion market, and because of that consists a monopolistic competition. Shein, a foreign company, became very popular in Brazil, and all over the world, especially for their marketing strategy being effective and the prices below the market, but the main strength is on the online shopping experience, becoming a challenge to the national market. Seen in these termes, besides the national challenges between the three companies, as the market competition, there is a new international challenge, the group needs to hold the chinese fast fashion growth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetitionen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectRetailen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectFast fashionen
dc.titleDesafios econômicos do setor varejista de vestuário e o avanço das Fast fashionspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197125pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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