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dc.contributor.advisorHalmenschlager, Viníciuspt_BR
dc.contributor.authorBonilha, Nychollas Lisboa Melopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-10T05:06:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271841pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 gerou uma grande crise sanitária mundial sem precedentes, com impactos em diversos aspectos da sociedade, inclusive na econômica. Nesse sentido diversas empresas brasileiras listadas na B3 efetuaram doações e realizaram ações sociais voltadas a minimizar os efeitos da pandemia, divulgando-as em veículos de comunicação e evidenciaram em suas demonstrações financeiras. A teoria da legitimidade está baseada na ideia de que existe um contrato entre sociedade e organizações, dentro de um sistema de crenças e valores que são considerados socialmente legítimos. Sendo assim, a legitimidade de uma organização decorre da interpretação pela sociedade de que as suas ações apresentam concordância com esse sistema de crenças e valores. O objetivo deste estudo foi identificar o teor do discurso da divulgação de ações sociais em meio a pandemia de COVID-19 das empresas listadas na B3 à luz da teoria da legitimidade. A pesquisa quanto a abordagem do problema é qualitativa, quanto aos seus objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa documental. A metodologia consistiu em identificar as empresas que efetuaram doações e realizaram ações sociais e analisar suas evidenciações nas demonstrações financeiras conforme a teoria da legitimidade buscando entender os objetivos por trás de cada evidenciação. Os principais resultados indicam que as empresas, de maneira consciente ou não, se utilizam de diversas formas da teoria da legitimidade para suas evidenciações sociais. Conclui-se que as empresas, sob ponto de vista do aspecto de preocupação social, estão em busca constante de ganho de legitimidade.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic generated a major global health crisis without precedent, with impacts on various aspects of society, including the economy. In this sense, several Brazilian companies listed on B3 made donations and carried out social actions aimed at minimizing the effects of the pandemic, publishing them in the media and disclosing them in their financial statements. The legitimacy theory is based on the idea that there is a contract between society and organizations, within a system of beliefs and values that are considered socially legitimate. Thus, the legitimacy of an organization derives from society's interpretation that its actions are in accordance with this system of beliefs and values. The objective of this study was to identify the speech content of the disclosure of social actions in the midst of the COVID-19 pandemic of companies listed on B3 in a perspective of the legitimacy theory. The research is qualitative as to its problem approach, descriptive as to its objectives, and documental as to its technical procedures. The methodology consisted of identifying companies that made donations and carried out social actions and analyzing their disclosures in financial statements according to the legitimacy theory, in order to understand the objectives behind each disclosure. The main results indicate that companies, consciously or not, use various forms of the legitimacy theory for their social disclosures. It could be concluded that companies, from the point of view of the social concern aspect, are constantly seeking to gain legitimacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectDisclosureen
dc.subjectCOVID-19en
dc.subjectDemonstrações contábeispt_BR
dc.subjectFinancial statement analysisen
dc.subjectLegitimacy theoryen
dc.subjectDonationsen
dc.titleAnálise da divulgação de ações sociais por empresas listadas na B3 durante a pandemia de Covid-19 a luz da Teoria da Legtimidadept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the social disclosure by B3 listed companies during the Covid-19 pandemic in the perspective of the Legitimacy Theory en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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