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dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, George Wellingthon Ladvigpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-10T05:06:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271839pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar as práticas contábeis gerenciais utilizadas nas organizações de comércio varejista na Região Leste de Porto Alegre (RS). A pesquisa realizada é classificada como descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento por meio de questionário realizado com proprietários/sócios, administradores e colaboradores, totalizando uma amostra de 26 empresas. Os resultados demonstraram que as empresas do comércio varejista não possuem o costume de utilizar os instrumentos gerenciais, também indica que, em sua grande maioria a contabilidade tem a finalidade apenas de suprir as necessidades fiscais. Entre os instrumentos gerenciais menos utilizados estão o Balanced Scorecard e o ciclo de vida do produto e algumas empresas sequer utilizam controles operacionais e financeiros básicos, como controles de estoques, contas a pagar e receber. Ainda, observou-se que uma parcela das empresas não possui um planejamento estratégico. Constatou-se que os instrumentos gerenciais mais utilizados são os de controles operacionais e que a tomada de decisão é centralizada, onde o proprietário tem como base a experiência adquirida durante a atuação no mercado para a tomada de decisão. Também é possível reiterar que o nível importância indicada quanto aos instrumentos gerenciais é maior que a própria utilização. Esta pesquisa se faz oportuna por identificar as práticas contábeis utilizadas e a percepção das empresas estudadas com relação aos instrumentos, tendo em vista a importâncias dos mesmos para o sucesso das empresas. Por fim, o estudo demonstrou uma precária utilização das informações que a Contabilidade Gerencial proporciona.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the management accounting practices used in retail trade organizations in the Eastern Region of Porto Alegre-RS. The research carried out is classified as descriptive with a quantitative approach, through a survey using a questionnaire conducted with owners / partners, administrators and employees, totaling a sample of 26 companies. The analysis is said to be descriptive, using the Likert scale. The results showed that retail companies do not have the habit of using accounting instruments, it also indicates that, in the vast majority of accounting, the purpose is only to meet fiscal needs. Among the most unexplored accounting instruments are the Balanced Scorecard and the product life cycle, and that some companies do not even use basic financial and operational controls. Likewise, a portion of the companies do not have a strategic plan. It was found that the most used accounting instruments are those of operational controls and that decision making is centralized, where the owner is based on the experience acquired during the performance in the market for decision making. It is also possible to reiterate that the level of importance indicated in relation to accounting instruments is greater than the actual use.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRetail businessen
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectManagement instrumentsen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleFerramentas de gestão nas empresas de comércio varejista na região Leste de Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.title.alternativeManagement tools in retail commerce companies in the East region of Porto Alegre en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194956pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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