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dc.contributor.authorSilveira, Priscila Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T05:05:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2358-4122pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271736pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação. A investigação foi conduzidapor um experimentoprático, realizado com estudantesdo nono ano do Ensino Fundamental. A partir das atividades dinâmicas elaboradas, foi oportunizado o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na EducaçãoBásica. O material foidesenvolvido em formato de livro digital no GeoGebrabook, e propõe a manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Utilizamos o modelo de Van Hiele de níveis de compreensão que descrevem sequencialmente características do processo de pensamento geométrico para a análise do experimento. Os resultados apontam que, com a exploração das dobraduras dinâmicas virtuais e o incentivo à argumentação, é possívelo desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico e o resgate da argumentação na Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents researchdeveloped from the proposal for exploring dynamic folding that result in geometric figures, constructedin an environment of dynamic geometry and analyzes the development of geometric thinking and argumentation based on the exploration of this material. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Based on the elaborated dynamic activities, it was possible to develop essential aspects of geometric thinking, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as encouraging argumentation in the basic school. The material was developed ina digital book format at GeoGebrabook, and proposes the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which students were encouraged to explore and argue. We used the Van Hiele model of levels of understanding that sequentially describe characteristics of the geometric thinking process for the analysis of the experiment. The results show that, with the exploration of the virtual dynamic folds and the incentive to argumentation, it is possible to develop essential aspects of geometric thought and to recover the argumentation in the basic school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino da Matemática em Debate. São Paulo. Vol. 10, n. 3 (2023), p. 5-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectFoldingen
dc.subjectDobradurapt_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectGeometric thinkingen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectArgumentation in geometryen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleDobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométricopt_BR
dc.title.alternativeDynamic folding and the development of geometric thinking en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194735pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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