Turismo rural pedagógico no município de Sarandi, RS: uma proposta para as aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Lindner, Michele | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Ricardo de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T05:03:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271672 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica para as aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental. Compreende o objetivo geral deste trabalho: elaborar uma proposta de roteiro de turismo rural pedagógico para os estudantes do 6º ano da educação básica no município de Sarandi. Quanto aos objetivos específicos, são eles: entender como o Turismo Rural pode ser utilizado como ferramenta do ensino da Geografia; Verificar os temas trabalhados nas aulas de geografia do 6º ano do ensino; Identificar quais são os atrativos turísticos no município de Sarandi que podem contribuir para o entendimento de temas abordados nas aulas de geografia e, elaborar uma proposta de atividade de turismo rural pedagógico para ser desenvolvida em sala de aula e no espaço rural do município de Sarandi. A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de turismo rural e turismo rural pedagógico e suas funcionalidades em leitura especializada no tema. Após, o embasamento bibliográfico, optou-se por trabalhar com uma proposta ligada ao turismo rural, selecionando atrativos no município de Sarandi, RS, ficando definidos dois pontos da área rural deste município: o Distrito de Ati-Açu e a Linha Cocho. Assim, partiu-se para elaboração da proposta após a pesquisa documental sobre os pontos e a visitação aos locais, que visou conhecer a realidade em campo, buscando mais informações e obtendo imagens dos pontos que compõe a proposta de roteiro. Para o melhor aproveitamento da atividade de turismo rural pedagógico, foi pensado em uma proposta que envolvesse os estudantes antes da realização. Por fim, a atividade traz a proposta de volta à sala de aula, iniciando com discussões sobre a prática, finalizando com uma proposta de avaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a pedagogical proposal for Geography classes in the 6th year of Elementary School. It comprises the general objective of this work: to develop a proposal for an educational rural tourism itinerary for students in the 6th year of basic education in the municipality of Sarandi. As for the specific objectives, they are: understanding how Rural Tourism can be used as a tool for teaching Geography; Check the topics covered in geography classes in the 6th year of education; Identify which tourist attractions are in the municipality of Sarandi that can contribute to the understanding of topics covered in geography classes and, prepare a proposal for an educational rural tourism activity to be developed in the classroom and in rural areas in the municipality of Sarandi.The work methodology consisted of a bibliographical research on concepts of rural tourism and pedagogical rural tourism and their functionalities in specialized reading on the topic. After the bibliographical basis, it was decided to work with a proposal linked to rural tourism, selecting attractions in the municipality of Sarandi, RS, defining two points in the rural area of this municipality: the Ati-Açu District and the Cocho Line. Thus, we began to prepare the proposal after documentary research on the points and visits to the locations, which aimed to understand the reality in the field, seeking more information and obtaining images of the points that make up the proposed itinerary. To make the best use of the educational rural tourism activity, a proposal was designed that would involve students before carrying it out. Finally, the activity brings the proposal back to the classroom, starting with discussions about practice, ending with an evaluation proposal. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Rural tourism | en |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries finais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical rural tourism | en |
dc.subject | Turismo rural | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Sarandi (RS) | pt_BR |
dc.title | Turismo rural pedagógico no município de Sarandi, RS: uma proposta para as aulas de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195541 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (463)