Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMengel, Alex Alexandrept_BR
dc.contributor.authorTogni, Fernanda Langhammer Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271633pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender qual é o perfil dos estudantes de ensino médio público na cidade serrana de Veranópolis/RS, bem como, entender se, de algum modo, a herança cultural, incentivo familiar, rendimento escolar pode ter reflexo no desempenho dos alunos do Ensino Médio. O referencial teórico baseia-se nos conceitos do capital cultural (BOURDIEU,1970), habitus (BOURDIEU, 2003), violência simbólica (BOURDIEU, 1998) características socioeconômicas e culturais dos estudantes e o reflexo do capital cultural no desempenho escolar. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa de campo que corresponde à aplicação de questionário físico formado por dezoito perguntas em trinta e dois alunos, aleatoriamente selecionados de ensino médio do Colégio Estadual São Luiz Gonzaga. O Colégio Estadual São Luiz Gonzaga é o único educandário destinado a atender alunos de ensino médio da rede estadual do município de Veranópolis/RS, por este motivo decidimos realizar tal pesquisa nesta instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as its main objective to analyze the profile of high school students of the public system in the mountain town of Veranópolis/RS and if the cultural heritage, family incentive and school performance can in some way have an impact on the academic development of the high school students. The Theoretical reference is based on the concepts of cultural capital (BOURDIEU,1970), habitus (BOURDIEU, 2003), symbolic violence (BOURDIEU, 1998) socioeconomic and cultural traits often seen on the students and the reflex of the cultural capital on the school performance. The Methodology utilized in this work was a field research that consisted of applying a physical questionnaire composed of eighteen questions on thirty-two students, randomly selected from the highschool of the Colegio Estadual São Luiz Gonzaga. Colégio Estadual São Luiz Gonzaga is the only education institution dedicated to attending the public school system for high school students at the state network in the town of Veranópolis/RS, for that reason we decided to perform the research at this institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectStudent profileen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectPublic high schoolen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectVeranópolis (RS)pt_BR
dc.titlePerfil dos alunos no ensino médio público na cidade de Veranópolis/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem