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dc.contributor.advisorMagalhães, Alexandre Almeida dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Sabrina Iara Bandeira dospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271620pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão em licenciatura em Ciências Sociais traz a construção de de oito aulas para o 2º ano do ensino médio, de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, partindo da temática étnico-racial, obrigatória desde 2003, através da Lei 10.639/2003 e norteada pelos temas transversais contemporâneos. O texto traz um breve compilado sobre a história das legislações para os povos negros, de forma cronológica, citando desde a Constituição Federal de 1988 até a Declaração de Durban e sobre as políticas de implementação, orientação e ação para uma educação étnico-racial. Há, também, um quadro dispondo os conteúdos presentes no livro didático da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, distribuídos pelo governo em 2020 e a escolhido por mim para ser trabalhado com as turmas, juntamente com o livro sugerido neste mesmo exemplar, Pequeno Manual Antirracista; as experimentações em sala de aula e as transformações dos alunos durante as construções; o papel da escola como espaço antirracista; e uma reflexão sobre a escola onde foram feitas as experimentações.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo de conclusión de licenciatura en Ciencias Sociales implica la construcción de ocho aulas para el 2º año de secundaria, en una escuela de la región metropolitana de Porto Alegre, con base en la temática étnico-racial, obligatoria desde 2003, a través de la Ley 10.639/ 2003 y guiado por temas transversales contemporáneos. El texto ofrece una breve recopilación de la historia de la legislación para los negros, cronológicamente, citando todo, desde la Constitución Federal de 1988 hasta la Declaración de Durban y las políticas de implementación, orientación y acción para la educación étnico-racial. También se muestra una tabla que muestra los contenidos presentes en el libro de texto en el área de Ciencias Humanas y Sociales Aplicadas, distribuido por el gobierno en 2020 y elegido por mí para ser trabajado con las clases, junto con el libro sugerido en esta misma copia, Pequeño Manual Antirracista; experimentos en el aula y transformaciones de los estudiantes durante la construcción; el papel de la escuela como espacio antirracista; y una reflexión sobre la escuela donde se realizaron los experimentos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducación básicaes
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducación étnico-raciales
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectLey 10.639/2003es
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.titleOs desafios para a educação étnico-racial : experimentos em uma escola pública de Ensino Médio da Região Metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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