Lexicografia em libras : análise de três dicionários disponíveis on-line
dc.contributor.author | Goettert, Nelson | pt_BR |
dc.contributor.author | Bevilacqua, Cleci Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T04:31:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-8931 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271522 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto insere-se nos Estudos do Léxico e tem o objetivo de apresentar os resultados da análise de três dicionários de Libras on-line – Dicionário de Língua Brasileira de Sinais, Dicionário de Libras UFV e Glossário Libras USP. O referencial teórico baseou-se em estudos da Lexicografia, Lexicografia Pedagógica, Lexicografia Eletrônica e Lexicografia em Libras. Com base na revisão teórica, estabeleceu-se um conjunto de parâmetros para a análise entre os quais encontram-se: função, público alvo, forma de acesso às entradas (sinal, palavra em português, categorias, etc.), macroestrutura (tipos de palavras inseridas, frases, etc.) e microestrutura (vídeo em Libras, acepção, exemplos, etc.). Verificou-se que as obras: a) apresentam diferentes possibilidades de busca da palavra ou sinal, entre elas buscas por ordem alfabética, categoria, configuração de mão; b) incluem palavras de diferentes categorias gramaticais, além de frases, expressões e variantes; c) oferecem várias informações na microestrutura (categorias, configuração de mão, vídeo, acepção, exemplos em português e em Libras, classe gramatical, imagem). Nas três obras, esse conjunto de informações e sua forma fácil de acesso auxiliam tanto o usuário surdo como o aprendiz de Libras a resolverem dúvidas concernentes às situações comunicativas (compressão da Libras ou produção nessa língua), cognitivas (busca de informação sobre um tema ou assunto), operativas (busca de instrução para realizar determinada ação) ou interpretativas (necessidade de interpretar e compreender um signo, sinal, etc.). Caracterizam-se, portanto, como recursos fundamentais de obtenção de informação, o que reforça a importância dos dicionários no processo de aprendizagem de línguas, no caso o par de línguas Libras-Português. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text is part of Lexicon Studies and aims to present the results of the analysis of three online Brazilian Sign Language (Libras) dictionaries – Dicionário de Língua Brasileira de Sinais, Dicionário de Libras UFV and Glossário Libras USP. The theoretical framework was based on studies of Lexicography, Pedagogical Lexicography, Electronic Lexicography and Libras Lexicography. Based on the theoretical review, a set of parameters for analysis was established, including: function, target audience, form of access to inputs (sign, word in Portuguese, categories etc.), macrostructure (types of inserted words, phrases etc.) and microstructure (video in Libras, meaning, examples etc.). It was found that the works: a) present different possibilities for searching for the word or sign, including searches by alphabetical order, category, hand configuration; b) include words from different grammatical categories, as well as phrases, expressions and variants; c) offer various information on the microstructure (categories, handshape, video, meaning, examples in Portuguese and Libras, grammatical class, image). In the three works, this set of information and its easy access helped both the deaf user and the Libras learner to resolve doubts concerning communicative situations (compression of Libras or production in that language), cognitive (search for information on a topic or subject), operative (search for instructions to carry out a certain action) or interpretative (need to interpret and understand a sign, signal, etc.). They are, therefore, characterized as fundamental resources for obtaining information, which reinforces the importance of dictionaries in the language learning process, in this case the Libras-Portuguese language pair. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20 (2023), p. 1-27 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogical lexicography | en |
dc.subject | Dicionarios | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.subject | Lexicography in libras | en |
dc.subject | Lexicografia | pt_BR |
dc.subject | Online dictionaries | en |
dc.title | Lexicografia em libras : análise de três dicionários disponíveis on-line | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195656 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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